Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Vindima Goethe oferece experiência...

Vindima Goethe oferece experiência do processo da produção de vinho em Orleans durante o mês de janeiro

Vindima Goethe Vinho

Fotos: Gregori Flauzino/Progoethe

A Associação Progoethe, com apoio da prefeitura de Orleans, realizou a abertura da 16ª Vindima Goethe, na Vinícola Bianco, no dia 10 de janeiro. O evento proporcionou a experiência completa de uma vinícola a todos os convidados. A Vindima celebra o trabalho e a dedicação dos produtores no campo durante o ano todo, que encerram um ciclo e entregam os frutos. Em janeiro, os visitantes podem aproveitar dessa atmosfera, vivenciar a colheita e curtir a programação especial nas vinícolas. 

A experiência começou com o deslocamento, em um trator, dos convidados até as parreiras. Depois, equipados com cestas, tesouras e chapéus, os participantes puderam participar da colheita e, seguindo a tradição de imigrantes do passado, da pisa da uva. Os participantes também puderam degustar os vinhos produzidos pelas vinícolas associadas a Progoethe, harmonizados com queijos artesanais da Queijaria Capannone, de Orleans e outros produtos locais.

Ainda, a família Bianco compartilhou memórias e os detalhes sobre a história de como foi o início dos negócios. “Sediamos pela primeira vez a colheita simbólica, tradição já consolidada em outros municípios. Nos associamos a Progoethe em 2023, este é nosso primeiro ano na Vindima, temos certeza que esse movimento é importante para fortalecer o enoturismo e tornar a uva Goethe conhecida em todo o Brasil”, disse Daniel Bianco, administrador da vinícola. 

A Vindima é um evento que vai além de vinhos. Há opções de almoços, passeios, colheita da uva, cinema ao ar livre, exposições de arte, o Merendim (lanche típico italiano), pisa das uvas ao som de música típica Italiana.“É uma alegria receber esse evento. Nós não tínhamos esse costume cultural, e, a partir de hoje, também lançamos a primeira vindima de Orleans para agradecer pela colheita”, destacou o prefeito de Orleans, Jorge Kock.

Além disso, dos dias 13 a 28 de janeiro, as vinícolas Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Trevisol, Bianco e Vinícola Quarezemin,  em conjunto com a Pousada Vale dos Figos, em Urussanga, e a Pousada Imigração, em Pedras Grande oferecem experiências enogastronômicas aos turistas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SETUR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo ascom@setur.sc.gov.br (48)99900-1232

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support