Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola estadual vence 25ª...

Escola estadual vence 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia

Nos fundos da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, em Joinville, passa o rio Jordão. Um muro divide o curso de água do campo de futebol usado pelos estudantes e o espaço onde estava a horta. Durante as aulas de história a professora Elizete Demont teve a ideia de desenvolver com os alunos um estudo do local. Intitulado “Um rio, uma escola, sustentabilidade e territorialidade” a iniciativa venceu a 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia. A entrega do troféu e do prêmio de R$ 10 mil foi nesta segunda-feira, 19, na sede da empresa.

De acordo com a educadora foram integradas as disciplinas de biologia e geografia e os alunos dos primeiros anos do ensino médio. “Elaboramos um projeto para que, em primeiro lugar, os estudantes pudessem visualizar o rio e então conhecer a flora, a fauna e a importância dele para o ecossistema da cidade”, conta. Afluente do principal rio da cidade, o Cachoeira, permeia o bairro Bucarein, onde está a escola, e desagua na Baia da Babitonga. Na área onde era a antiga horta será construído um espaço de contemplação com abertura no muro e instalação de telas de aço. A área também prevê bancos e cobertura para ser usufruído para o ensino e sociabilização.

O projeto, a ser colocado em prática em 2019, conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Pró Babitonga Ecossistema, Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e Curso de Arquitetura da Sociesc. Nos critérios de avaliação observados pela equipe da empresa, estão a relevância socioambiental, a construção participativa, a viabilidade técnica, a correlação aos pilares de espaço físico, currículo e gestão e a capacidade de inovação. A 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia teve 43 projetos inscritos, 14 selecionados como finalistas e quatro vencedores. Além da escola estadual, também foram consagrados o CEI Espaço da Criança; a Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt; e o CEI Cachinhos de Ouro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support