Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Temporal e ventos provocam...

Temporal e ventos provocam alagamentos e destelhamentos em Xanxerê

Um temporal com chuva volumosa e ventos de 43 km/h causou prejuízos em Xanxerê, no Oeste do estado. Técnicos da Defesa Civil do Estado estão analisando os radares meteorológicos de Chapecó e as imagens para confirmar se o fenômeno que atingiu o município foi uma microexplosão.

O vento destruiu o telhado de uma empresa e a estrutura acabou atingindo duas casas. Não há feridos, de acordo com a Defesa Civil de Xanxerê. Ruas ficaram alagadas e os bairros mais atingidos foram: Centro, João Winckler e Colatto. Um levantamento dos estragos está sendo feito.

O Governo do Estado colocou à disposição a estrutura de maquinários e profissionais para auxiliar na manutenção e limpeza dos estragos. A Defesa Civil Regional informou que está ciente dos recursos que ainda precisam ser repassados ao município para obras de contenção de cheias e que está em contato com a prefeitura e auxiliando nas conversas para dar encaminhamento a essa questão.

O que é microexplosão?

O fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando forte corrente de vento para baixo – da nuvem em direção ao solo – concentrada em uma pequena área.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support