Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina envia equipes...

Santa Catarina envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

O Governo do Estado, mais uma vez, se solidariza com a situação vivida no Rio Grande do Sul (RS) em razão das fortes chuvas que atingem o estado vizinho.

Por determinação do governador Jorginho Mello, Defesa Civil catarinense, Polícia Militar (PMSC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), enviaram ao RS equipes completas, além de helicóptero, viaturas, embarcações e equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) foi o órgão designado pelo governador para mobilizar e integrar as forças governamentais nessa ajuda humanitária.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, detalhou a operação em apoio ao estado vizinho:

SONORA

Os militares do CBMSC se concentraram às 4h desta quarta no quartel do município de Araranguá, onde receberam instruções para o deslocamento até o município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Lá, integraram ao Sistema de Comando de Operações (SCO) para a resposta ao evento adverso enfrentado.

Os atendimentos foram realizados nos municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Forquetinha, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul, em sua maioria em resgates de pessoas ilhadas e em ocorrências pontuais de deslizamentos com vítimas.

O major João Emiliano de Moura Silva Miranda, relata as ocorrências nas cidades atingidas:

SONORA

Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa (FT) dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.

Dessa forma, prestam apoio ao Rio Grande do Sul equipes de FT de todos os sete Batalhões que integram a 1º Região Bombeiro Militar (1ºRBM), sob o comando do tenente-coronel Fábio Collodel e do major João Emiliano de Moura Silva Miranda.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) enviou ainda uma equipe que vai auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas.

Também foram enviados para reforço ao efetivo local uma equipe do Batalhão de Aviação (BAPM). A PMSC está programando ainda a ida de uma equipe de reforço para a garantia da ordem pública a partir do momento em que as águas começarem a baixar na região.

Segundo o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, no Rio Grande do Sul os policiais catarinenses estão dando apoio na força tarefa de resgate e ajuda aos atingidos. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support