Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Técnicos das vigilâncias sanitárias...

Técnicos das vigilâncias sanitárias e epidemiológicas municipais recebem capacitação da Vigidesastres na ADR Brusque


Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na sexta-feira, 22, uma capacitação do programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos Desastres Naturais (Vigidesastres). Técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde e da Regional, além de representantes Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica municipais, estiveram presentes.

O técnico responsável pelo Vigidesastres, Antônio Anselmo Granzotto, mostrou aos presentes o trabalho realizado pela pasta e a importância da atuação de profissionais da saúde na ocorrência de desastres. Segundo ele, o Ministério da Saúde exige que os municípios tenham Planos de Contingência de Desastres Naturais e Tecnológicos. O Plano Estadual foi aprovado em julho pela Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB).

A Vigidesastres tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações continuadas para reduzir a exposição da população aos riscos de desastres. Atua com ênfase nas catástrofes naturais, inundações, deslizamentos, secas e incêndios florestais, assim como na redução das doenças e agravos decorrentes dos mesmos.

As principais atividades desenvolvidas se destinam ao atendimento das demandas dos municípios atingidos por desastres naturais. Quando a gravidade das catástrofes se configura em situações de emergência ou estado de calamidade pública, a atuação do Vigidesastres ocorre em parceria com a Diretoria de Defesa Civil e órgãos vinculados.

Segundo Granzotto, a próxima etapa é a elaboração dos planos municipais. Para auxiliar os municípios, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária e Gerência Regional de Saúde da ADR Brusque realizarão uma reunião no mês de novembro.

Também participaram do encontro o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, a gerente de Saúde da Agência, Crespa Webster, e a engenheira sanitarista e responsável pela Divisão de Riscos Ambientais da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, Denise Lopes.

{article Flávia Cunha – ADR Brusque}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support