Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plano de Recursos Hídricos...

Plano de Recursos Hídricos da região Extremo-Oeste é entregue em São Miguel do Oeste


Foto: Suzana Ferrari/Regional de Maravilha 

Com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS),  Adenilso Biasus, foi entregue nesta segunda-feira, 30, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu. O ato solene de entrega foi realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

O Plano teve um investimento de R$ 1,5 milhão proveniente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A execução ficou por conta da Unidade Central de Educação Fai Faculdades (Uceff) de Itapiranga.

O secretário da SDS, Adenilso Biasus, lembrou que Santa Catarina está em primeiro lugar em 48 indicadores nacionais e que o caminho é criar comportamentos e cultura para a preservação de um dos bens mais valiosos: a água. “Não temos como pensar em desenvolvimento econômico sem ele ser sustentável. O Governo do Estado já desenvolve muitas ações com o objetivo da sustentabilidade e a tendência é aumentar e melhorar cada vez mais”, assegura.

O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Giovani José Teixeira, afirmou que nos 14 anos de atuação do Comitê, este é um dos momentos mais especiais. “O Plano servirá de base para a realização de uma gestão estratégica das bacias, debruçando-se sobre a realidade econômica socioambiental, identificando os principais problemas e apontando caminhos para revigorar a região hidrográfica”, observa.  

Resultados

joomplu:36906

O coordenador geral do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden expôs o trabalho e resultados dos estudos. “Foram identificados quatro grandes usos da água da região hidrográfica 01: abastecimento público e esgotamento sanitário, criação de animais, indústria e aquicultura. A pecuária é o setor com maior demanda de água não sazonal”, destaca.

Dentre os resultados, o Plano apresenta Iporã do Oeste, Itapiranga, Palmitos e Guaraciaba como municípios que mais utilizam o recurso hídrico na pecuária. Na indústria, as maiores demandas estão em São Miguel do Oeste, Maravilha, Cunha Porã e Itapiranga.

A população rural que mais consome água está em Itapiranga, São João do Oeste, Guaraciaba, Cunha Porã e São Carlos. Já a população urbana com maior demanda está em São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Maravilha e São Carlos.

Como estratégias e programas de ações, o Plano traz oito linhas a serem seguidas: 1- fortalecimento da gestão de recursos hídricos; 2- redução de cargas poluidoras para melhoria da qualidade hídrica; 3- aumento da oferta hídrica; 4- gestão da demanda; 5- conservação de áreas de especial interesse para recursos hídricos; 6- conservação de água e solo; 7- educação ambiental, comunicação e gestão do conhecimento e 8- captação de recursos.

Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support