Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Planejamento é o principal...

Planejamento é o principal assunto da Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da ADR Mafra


Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Quais são os planos da região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra para o ano de 2030? E como construir uma visão de futuro favorável para todos? Estas foram algumas das perguntas que nortearam a segunda reunião de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), realizada no auditório do IPRERIO, em Rio Negrinho, na última quinta-feira, 22.

O conselho, presidido pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, reúne os prefeitos municipais, presidentes das câmaras de vereadores e dois representantes da sociedade civil dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul). O evento contou com a participação da Secretaria de Estado do Planejamento, representada pelo gerente de Modernização e Contrato de Gestão, Luiz Carlos Pacheco, e pelo coordenador de Projetos Especiais Vicente Sandrini Pereira.

Luiz Pacheco deu início à apresentação falando do novo panorama das ADRs e dos CDRs e de suas responsabilidades no processo de planejamento do Estado. Explicou que o conselho deve discutir, de forma participativa, os rumos e potencialidades da região. Este raciocínio foi ampliado com a apresentação de Vicente Sandrini Pereira, que falou do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030. Ele explicou que o plano está na etapa de diagnóstico setorial, sendo que, ainda este ano, serão elaborados diagnósticos e workshops regionais, que vão permitir apontar desigualdades, metas e estratégias regionais para que Santa Catarina possa se consolidar como um estado diferenciado em todas as frentes e em todas as regiões.

Por fim, Sandrini apresentou, em primeira mão, o perfil socioeconômico da região da ADR Mafra, que mapeia a situação da região e oferece às lideranças a possibilidade de prospectar os desafios e as oportunidades para os próximos anos. Ao final da exposição, o presidente do CDR recebeu dos convidados cópias do perfil socioeconômico, que serão distribuídas entre as prefeituras dos sete municípios da ADR Mafra. “Tivemos hoje uma verdadeira aula sobre planejamento e desenvolvimento regional. Fica a lição de que precisamos otimizar e maximizar tudo aquilo que temos na região de forma a melhorar a vida de todos os cidadãos”, declarou Abel Schroeder ao encerrar a reunião.

{article Nery Nader Jr – SDR Mafra}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support