Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ônibus lilás percorre municípios...

Ônibus lilás percorre municípios da AMREC

O ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação já começou seu roteiro nos municípios da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional. Com objetivo de levar informação sobre a violência doméstica o equipamento já passou pelos municípios de Orleans e Lauro Muller.

A unidade iniciou o roteiro na segunda-feira, 23, pela comunidade de Pindotiba, em Orleans onde os profissionais do CRAS, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, CREAS, Assistência Social e Habitação, Secretaria da Saúde e o NASF, da administração municipal repassaram orientações para a população, além de abordar o tema em debate com os alunos da localidade. No período da tarde, o ônibus visitou a comunidade de Brusque do Sul repetindo as ações.

Nesta terça-feira, 24, foi a vez do município de Lauro Muller receber o projeto. “Infelizmente nos dias de hoje o índice de violência doméstica ainda é muito alto. Estamos levando informação, sobretudo nas regiões mais isoladas, para que estas mulheres saibam que não estão sozinhas”, comentou a gerente de Políticas Sociais da ADR de Criciúma, Greice Carneiro Menezes Gaidzinski.

A coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, afirma que além de cumprir com o objetivo do ônibus é importante também que os municípios façam um levantamento e um acompanhamento das regiões que mais sofrem com estes índices criando alternativas para abordar o tema. 

“Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina. As vitimas da violência doméstica podem fazer a denúncia anônima através do contato 180 ou diretamente para a Policia Militar discando 190.

CRONOGRAMA

25/10

Município: Siderópolis

Bairro: Rio Jordão

Horário: 9hs às 16hs.

26/10

Município: Içara

Bairro: Boa Vista

Horário: 13hs.

27/10

Município: Içara

Bairro: Esplanada

Horário: 13hs.

30/10

Município: Forquilhinha

Bairro: Centro e Sanga do Café

Horário: Não defino

31/10

Município: Forquilhinha

Bairro: Santa Cruz e Nova York

Horário: Não defino

01/11

Município: Criciúma

Bairro: Capão Bonito

Horário: 8h30 às 12hs.

03/11

Município: Nova Veneza

Bairro: São Francisco

Horário: Não defino

{article Paula Darós Darolt – ADR Criciúma}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support