Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Mês da Mulher: Assistência...

Mês da Mulher: Assistência Social orienta sobre educação financeira e violência patrimonial

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue com a sua programação em alusão ao Mês da Mulher, que contempla diversas atividades durante todo mês. Nesta segunda-feira, 25 de março, foi a vez da live “Fortalecendo mulheres: Educação financeira contra a violência patrimonial” que buscou orientar as mulheres sobre o assunto.

A violência patrimonial é um dos cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), criada para proteger as vítimas de agressões doméstica e familiar. De acordo com a legislação, a violência patrimonial é “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazerem suas necessidades”.

“Retenção de documentos, quebra de celular e uso de dados pessoais para obtenção de benefícios são alguns exemplos mais comuns sobre como esse tipo de violência se apresenta”, lembra a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Débora Nunes Barbosa. Ela destaca ainda que o debate sobre a questão financeira é fundamental para incentivar as vítimas a romperem o silêncio.

Participaram como convidadas a advogada e mestre em Direito e Analista de Projetos de Políticas Públicas, Larissa Oliveira; a economista, educadora financeira e conselheira do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, Janile Soares; e a gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da SAS, Maria do Carmo de Oliveira.

Programação segue até a quarta-feira

Além da live desta segunda, a programação segue até o fim desta semana. No dia 26 será a vez do Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres, com transmissão on-line. E as atividades encerram na quarta-feira, 27, com uma intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.

Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação). Foto: Saymon Schneider/ SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support