Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Heroína de dois mundos:...

Heroína de dois mundos: Bicentenário de Anita Garibaldi é comemorado nesta segunda-feira

O Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, considerada a heroína de dois mundos, é comemorado nesta segunda-feira, 30 de agosto. Em Santa Catarina, desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) trabalha na organização de atividades para 2021, junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. A programação envolve desde a mostra Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão até um Concurso Literário.

Anna Maria de Jesus Ribeiro, que depois se tornaria Anita Garibaldi, nasceu no Sul de Santa Catarina e transcorreu sua vida na primeira metade do século XIX, época em que Brasil obteve sua independência de Portugal e na qual ocorreram lutas que determinaram o tipo de ordem política e social que iria vigorar pela maior parte daquele século no país.

Ela se envolveu diretamente nos acontecimentos da Revolução Farroupilha, quando foi proclamada a República Catarinense (ou Juliana), em1839, na cidade de Laguna, onde ela vivia. Foi nesse momento que Anita iniciou sua trajetória com Giuseppe Garibaldi que somente terminaria com a morte dela quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.

O governador Carlos Moisés destacou que Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu. “Hoje é um dia especial. Anita foi uma guerreira, uma mulher, mãe e companheira que mostrou que estava muito à frente do seu tempo e resgata, além da história, as grandes batalhas e a importância da mulher no cenário estadual e nacional.

>>> Clique aqui e confira detalhes da vida de Anita Garibaldi


Governador Carlos Moisés durante a abertura do Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi, no dia 11 de agosto. Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

Enquanto que no Brasil a memória de Anita permaneceu oculta ao longo do século XIX, na Itália ela passou a ser celebrada juntamente com seu marido Giuseppe Garibaldi como heroína da unificação italiana.

Mas o legado de Anita Garibaldi, em 2021, é fortemente lembrado pelo poder público, entidades e escritores, entre outros. Desde exposições a peças de teatro, Santa Catarina honra a memória de sua filha das mais diversas formas.

Mostra e Concurso Literário

A mostra Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão, que está em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina, na capital. Para celebrar a data, foi proposta uma atividade interativa pedindo que os visitantes deixem suas mensagens à aniversariante.

Outra ação é o Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi  que está com inscrições abertas.

Ano de Anita

O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio do Decreto 1.173/2021. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

>>> Clique aqui e confira as ações da FCC para o Bicentenário de Anita Garibaldi

Informações adicionais para a imprensa:
Raquel Santi
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
Fone: (48) 3664-2571
imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: https://www.cultura.sc.gov.br/

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support