Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Guaramirim recebe estudo nacional...

Guaramirim recebe estudo nacional para gestão integrada em riscos e desastres


Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos e Desastres Naturais (GIDES) foi apresentado na tarde desta terça-feira, 20, na prefeitura de Guaramirim, por técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Até esta quarta-feira, 21, os técnicos devem finalizar a primeira parte do projeto com reuniões, levantamentos iniciais e bases cartográficas. Segundo o geólogo do CPRM, Thiago Dutra, o levantamento é feito para estudar as especificidades de cada município e fazer os ajustes necessários aos mapas e estudos já elaborados pelo CPRM.

Este estudo é uma iniciativa do Governo Federal, que propôs ao governo japonês um acordo de Cooperação Técnica Internacional – CTI para a gestão integrada de riscos e desastres. Em Guaramirim as visitas técnicas em campo serão realizadas até maio e em um ano o projeto estará concluído e será disponibilizado no banco de dados para todos os centros de monitoramento e município.

A metodologia japonesa de mapeamento de perigo e risco a movimentos de massa adaptada ao Brasil, está em estudo desde 2013 e os municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, e Blumenau, em Santa Catarina, foram os municípios-piloto. Agora, em parceria com a Defesa Civil estadual, este estudo será desenvolvido incialmente em mais cinco municípios de Santa Catarina: Santo Amaro da Imperatriz, Braço do Norte, Rio do Sul, Guaramirim e Herval do Oeste.

Guaramirim foi um dos municípios selecionados pela Defesa Civil do Estado por apresentar vários fenômenos climáticos, por contar com estrutura de Defesa Civil municipal e também mapeamento de risco iniciado. “Para se preparar enquanto gestor público na questão da prevenção, investimentos e preparação para essas situações é complicado, mas quando se tem um estudo com qualidade de ponta, é gratificante e a prova de que todos estão unindo forças no sistema de prevenção de tragédias”, destacou o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini.

Segundo técnicos do município, este estudo geotécnico está sendo realizado em boa hora e complementa um estudo de áreas de risco feito pelo município, mas que priorizou as questões ligadas a alagamentos e cheias de rios.

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, o coordenador regional de Defesa Civil do Estado, Osvaldo Gonçalves, técnicos da Defesa Civil do município, representantes municipais das áreas de planejamento, meio ambiente, assistência social e habitação, também participaram da apresentação.

 

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support