Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Encontro define soluções para...

Encontro define soluções para melhorar a produtividade logística no Sul de Santa Catarina

A produtividade logística do Sul do Estado terá melhorias a partir de encaminhamentos definidos pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf) junto com as empresas envolvidas na cadeia de transportes. Entre as soluções reivindicadas foram definidos ajustes na oferta de containers e preços dos fretes marítimos e extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba.

Os temas começaram a ser tratados no final do mês de maio quando empresários do Sul do Estado, a empresa armadora, a Aliança Navegação e Logística, a empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Imbituba, Santos Brasil, e a Autoridade Portuária foram convidadas pelo secretário Beto Martins a formar um Grupo de Trabalho para discutir soluções.

“O desfecho daquele primeiro encontro é apresentado agora, em 45 dias, com o envolvimento de todas as partes que sentaram na mesma mesa, relataram suas necessidades e construíram juntas as soluções necessárias”, afirma Martins.

“Chegamos a importantes resultados. O secretário está dirigindo muito bem a pasta, sendo resolutivo nas demandas, com uma boa condução das tratativas entre a Santos Brasil e a Aliança, responsáveis pelo Porto, e encaminhando soluções para as demandas dos usuários do Porto, tanto para os segmentos do arroz, cerâmico, e demais exportadores. Da mesma forma, para os que ainda não estão exportando, está se buscando alternativas para que isso aconteça, com possibilidades de rotas internacionais”, avalia o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir Zanette.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli, considerou importante o diálogo com todos os envolvidos para se discutir as melhorias. O setor reivindicava maior oferta de contêineres e preços mais competitivos no frete.

“Acredito que vamos ter grandes resultados daqui para frente. Nosso objetivo, com todas essas demandas, é otimizar a cadeia produtiva do arroz e ter um melhor aproveitamento da estrutura do porto, para que os fretes fiquem mais em conta, bem como para que as condições sanitárias e quantidade de contêineres melhore”, ressaltou.

A Ferrovia Tereza Cristina e o Terminal Intermodal Sul (TIS) reivindicam a extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba. A proposta irá melhorar significativamente os custos e a produtividade logística.

“Saímos da reunião com ações propositivas para efetivamente resolvermos as questões discutidas. A condução da secretaria e resolução dos entraves é o tipo de postura que esperamos da gestão pública”, elogia o gerente-geral do TIS, Jeferson Montibeller.

O setor cerâmico, representado pelo diretor executivo do Sindiceram, Luiz Alexandre Zugno, também apresentou sugestões aos gestores da Aliança Navegação e Logística e Santos Brasil, o diretor-executivo Marcus Voloch e o diretor comercial Ricardo Buteri, respectivamente.

Durante a audiência, o secretário Beto Martins sugeriu um evento na Acic, em Criciúma, com a participação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Santos Brasil, Terminal Intermodal Sul (TIS), exportadores e importadores.

“Entre os eixos da nossa gestão está, justamente, o fomento aos negócios internacionais e a Acic tem buscado trabalhar na articulação de pautas neste sentido. Por isso vamos organizar este evento”, conclui Zanette.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support