Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Udesc realiza mostra internacional...

Udesc realiza mostra internacional de flauta doce de 17 a 20 de outubro

A flauta doce, instrumento cuja performance e repertório abrangem 2.500 anos, estará em evidência no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre os dias 17 e 20 de outubro, quando será realizado o evento AULOS: 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce – Performance e Didática.

Flautistas de renome internacional integram a programação do evento, como o suíço Conrad Steinmann – concertista em diversos países e intérprete e recuperador da flauta antiga grega Aulos. Setenta pessoas já estão confirmadas para participação na mostra, de nove estados brasileiros: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará e Piauí.

O evento tem como objetivo a formação de professores que atuam no ensino da flauta doce nas escolas, em diálogo com a pesquisa sobre a performance deste instrumento.

“O evento porá em evidência a versatilidade da flauta doce, considerado há quase um século o instrumento nuclear, a célula tronco do ensino musical escolar e da performance da música antiga e também da música contemporânea, neste momento de extrema importância nacional que aponta para a ampliação, para o aprofundamento e o aperfeiçoamento do ensino de música no Brasil”, afirma a professora Valeria Bittar, coordenadora do evento.

Programação
Concertos, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos estão previstos na programação do evento. A mostra homenageará o flautista Conrad Steinmann, que fará um concerto solo de música grega da antiguidade clássica no dia 18 de outubro, às 20h30 na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Outros dois flautistas realização concertos na mostra: Cesar Villavicencio, de São Paulo, doutor em música na Universidade de East Anglia (Inglaterra), se apresenta no dia 17, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, com músicas da idade medida ao século XXI; e o catarinense Luís Beduschi, doutorando em musicologia na Universidade Paris IV – Sorbonne (Paris), se apresenta no dia 19 de outubro, às 21h, no Museu Histórico de Santa Catarina, com música para flauta doce do século 18.

Cinco mesas redondas estão programadas para a mostra, com a presença de professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Cinco oficinas também serão realizadas no evento: Danças da Renascença; Reflexões e experiências sobre a didática da flauta doce na escola; Composição contemporânea para flauta doce; e duas oficinas sobre performance de flauta doce, sendo uma voltada ao repertório contemporâneo do instrumento e improvisação, e a outra sobre o repertório do século XVII, a construção e sonoridade da flauta doce.

Inscrições
As inscrições para participação nas oficinas, mesas redondas e para assistir as apresentações de trabalhos são gratuitas, abertas ao público, e podem ser realizadas pela ficha de inscrição. Já para os concertos, também gratuitos e abertos ao público, não é necessário realizar inscrição.

Organização
A 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce conta com organização da flautista Valeria Bittar, professora do Departamento de Música, e do programa de extensão Música e Educação (MUSE) da Udesc. O evento tem apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Saiba mais em: www.ceart.udesc.br/aulos

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350