SONORA – SC Rural 2: Missão do Banco Mundial conhece experiências inovadoras na agricultura catarinense
O Projeto SC Rural 2 entra na fase final de implantação. Na última semana, a missão do Banco Mundial realizou reuniões e visitas técnicas a campo para levantamento de informações sobre as práticas do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e sobre sistemas de tratamento de esgoto com soluções ambientais.
O Governo do Estado trabalha para viabilizar o financiamento de US$120 milhões com o Banco Mundial, tendo a contrapartida de US$30 milhões, para colocar em prática esse projeto que busca promover aumento de renda, competitividade e enfrentamento aos eventos extremos, por meio da inovação tecnológica e na prestação dos serviços públicos.
A economista agrícola do Banco Mundial, Marie Paviot, destaca que o Banco Mundial tenta mitigar os impactos das mudanças climáticas, e isso pode ajudar a desenvolver técnicas e práticas mais sustentáveis aos agricultores:
SONORA
O Programa SC Rural 2 foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) em março de 2024. Após essa etapa iniciou a tramitação de operacionalização dos recursos com o Banco Mundial e com o Estado, por meio das Missões 1, 2 e 3. Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em setembro do mesmo ano. Em janeiro de 2025, foram negociadas e aprovadas as minutas contratuais entre os governos estadual e federal, a próxima etapa é o envio do projeto ao Senado. A expectativa é que a assinatura do contrato ocorra em agosto de 2025.