Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc integra projeto-piloto da...

Udesc integra projeto-piloto da Capes para monitorar cursos a distância no Brasil

Gestores posam para foto

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será uma das instituições catarinenses que farão parte do projeto-piloto de monitoramento dos cursos de ensino a distância (EAD), feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Integram o projeto-piloto cursos oferecidos pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP).

Além da Udesc, o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) participam da edição inaugural.

A iniciativa foi tema de reuniões de trabalho na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, na última terça-feira, 28.

Reconhecimento

O reitor Dilmar Baretta recebeu o coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento em EAD, da Diretoria de Educação a Distância da Capes, Carlos Estevam Marcolini Rezende, e membros da equipe de tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Apuena Vieira Gomes e Esdras Caleb Oliveira Silva, que apresentaram o projeto de monitoramento.

Baretta também preside a Câmara de EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Para o reitor, a inclusão da Udesc na experiência piloto “é mais uma forma de reconhecimento das boas práticas da universidade e será de grande relevância”.

“Teremos a possibilidade de avaliar as práticas nos cursos conveniados, além de criar estratégias para melhorar a qualidade das ofertas e de dar visibilidade ao excelente trabalho realizado pelas equipes de tecnologia e de gestão”, afirma Baretta.

Avaliação e acompanhamento

O projeto de monitoramento da Capes é uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para a avaliação e o acompanhamento da oferta de cursos.

É também uma ação interna do órgão federal para ajuste dos sistemas de gerenciamento, visando melhorar o fluxo do trabalho e a qualidade das ações, além de oferecer maior segurança jurídica a todos os parceiros envolvidos no sistema.

O UAB conta com mais de 170 instituições associadas. A Udesc já ofertou cursos EAD pelo sistema em 33 polos de apoio presencial distribuídos pelo Estado.

Mobilidade no EAD

No encontro, foi debatida a inclusão da mobilidade virtual em cursos EAD vinculados ao sistema UAB.

Foi definido que a liderança desse projeto ficará sob responsabilidade da professora Carmen Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead), que também é coordenadora-geral da UAB na Udesc e integra a Câmara de EAD da Abruem.

Carmen atuará no projeto em parceria com representantes das universidades estaduais, federais e institutos federais que integram o Sistema UAB.

A reunião contou ainda com participação da diretora-geral da Udesc Cead, Vera Márcia Marques Santos, que também integra a Câmara de EAD da Abruem.

Carmen destaca que coordenar o projeto junto à Capes no sistema UAB “é uma grande responsabilidade, mas uma grande satisfação, porque a mobilidade é uma possibilidade muito aguardada por estudantes e gestores que atuam no sistema e contribuirá em grande medida para a retenção de acadêmicos, o enriquecimento curricular e a conclusão de etapas formativas”.

Alinhamento de ações

A equipe da Capes e da UFRN também realizou uma reunião de trabalho para o alinhamento de ações com as coordenações-gerais da UAB nas três instituições: as professoras Carmen Cipriani Pandini, da Udesc, e Maria da Glória Silva e Silva, do Ifsc; e o docente Rafael Pereira Moré, da Ufsc.

Como o projeto-piloto fará o monitoramento de cursos do PNAP, participaram da reunião gestores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que oferece o curso EAD de Administração Pública, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead).

Pela Udesc Esag, estiveram presentes o diretor-geral, Marcus Tomasi,  e a coordenadora do curso EAD de Administração Pública e chefe de Departamento de Administração Pública, Ivoneti Ramos.

Participou ainda do encontro o coordenador adjunto UAB da Udesc, professor Américo Hara, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, e a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cead, Karin Luchmann, representando a Direção-Geral.

Segundo Ivoneti, os cursos do PNAP “são muito solicitados nos municípios com polos de apoio presencial e a Udesc Esag teve uma experiência muito exitosa com a EAD”. “Fazer parte do projeto-piloto valoriza as experiências desenvolvidas pelas equipes no centro de ensino”, afirma.

Moodle

Nesta quarta-feira, 29, os trabalhos tiveram sequência na Reitoria da Ufsc. Os envolvidos no projeto falaram sobre os primeiros testes de coleta de dados e o alinhamento das ações com as equipes que gerenciam a plataforma Moodle.

Pela Udesc, a reunião teve participação dos técnicos Renan Piazza, da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), e Luiz Fabiano Silva, da Udesc Cead e da Fundação ENA, que são responsáveis pela infraestrutura e gerenciamento do Moodle na universidade estadual.

Também estiveram presentes, pela Udesc Cead, o coordenador do curso UAB de Análise e Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas, Tiago Luiz Schmitz, e a designer Instrucional e coordenadora de Tutoria Ana Paula Netto Carneiro, que representou a coordenação de Curso UAB da Biblioteconomia.

As professoras Cléia Demétrio Pereira e Ana Flavia Carneiro, da Udesc Cead, participaram remotamente do encontro. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support