Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Operação Cosud: ação conjunta...

Operação Cosud: ação conjunta entre Estados do Sul e Sudeste fortalece o combate ao crime

Fotos: Divulgação

Durante cinco dias, as forças de Segurança de Santa Catarina atuaram na Operação COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) em regiões de fronteira. A mobilização envolveu os Estados do Sul e Sudeste, além do Mato Grosso do Sul.

Os trabalhos ocorreram entre os dias 08 e 12 deste mês. Pelo Estado de Santa Catarina, participaram a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Penal e o Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE).

O balanço aponta que 2.329 pessoas foram abordadas e 130 pessoas foram presas. Foram apreendidas seis armas de fogo, 29 quilos de drogas e 15 mil maços de cigarros. Foram registrados 124 autos de prisão em flagrante e lavrados 169 termos circunstanciados, além de nove mandados de prisão cumpridos, entre outros.

Foram cumpridos mandados de prisão, realizadas operações ostensivas, efetuados patrulhamento em área urbana e rural e bloqueios policiais. Também houve trabalho de fiscalização e apoio a outros órgãos.

Para a Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP), a integração da Operação Cosud demonstra a preocupação dos governos dos Estados no enfrentamento e combate conjunto do crime organizado nas regiões de fronteira e as ações de excelência desempenhadas pelas forças de Segurança. Os Estados que participaram foram Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e o Mato Grosso do Sul.

O secretário-adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, destacou a atuação das forças de Segurança: “Houve uma integração bastante acentuada no sentido de abordar aquelas pessoas suspeitas de estarem cometendo algum tipo de delito ou que pudessem vir a concretizá-lo. Então, a grande ação é a questão preventiva que a Polícia Militar e a Polícia Civil acabam exercendo a fim de que nós possamos minimizar os índices de crime”, assinalou.

Assessoria de Comunicação
Diogo Vargas
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support