Tempo deve mudar em Santa Catarina com a chegada de uma frente fria
A Epagri/Ciram comunica que a partir da noite desta terça-feira, 8, há previsão de pancadas de chuva e temporal isolado com ventos fortes, com rajadas de até 70 km/h, e granizo, especialmente para o Oeste e Litoral Sul do Estado. O fato ocorre devido à aproximação de uma frente fria, em deslocamento pelo Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira, 9, essa frente fria avança rapidamente por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com trovoadas e temporais localizados na maioria das regiões, sobretudo na madrugada e manhã. A temperatura permanece elevada com sensação de ar abafado no período.
O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, informa que não há risco de enchentes. “Podem ocorrer alagamentos em algumas cidades do Planalto Norte e Litoral Sul, mas não há possibilidade de enchentes”.
Quando há previsão de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina faz o monitoramento e retransmite os avisos meteorológicos da Epagri/Ciram, para os coordenadores regionais e municípios da região que poderá ser afetada. O técnico em meteorologia da Defesa Civil, Carlos Rocha, explica que caso algum município seja atingido, o coordenador é comunicado para ir a campo fazer o levantamento. “Temos em todo o Estado, 18 coordenadores regionais e se algo ocorrer em algum município, o mais próximo se desloca até o local para avaliar a situação e tomar as providências”.
A partir de quinta-feira, 10, o tempo melhora em todo o Estado, com a volta do sol. Entre o fim do sábado e o domingo (dias 12 e 13) há previsão da chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Estado, com declínio de temperatura em todas as regiões e condições de geada nas áreas altas do Planalto Sul entre os dias 13 e 15.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC