Telemedicina
A Telemedicina é um sistema de apoio à atenção básica de saúde que surgiu em 2005, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é facilitar o acesso do cidadão a exames médicos e também permitir aos especialistas maior rapidez nos resultados e nos laudos dos procedimentos realizados. A Telemedicina tem seus serviços disponíveis em todos os municípios catarinenses.
Ela está dividida em três frentes de serviços: telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e de dermatologia; Sistema de Apoio ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen); e suporte aos equipamentos de imagens médicas em hospitais públicos estaduais.
Cardiologia e dermatologia
O sistema conta com uma infra-estrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos à distância, ou seja, por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.
O Telediagnóstico envolve exames de eletrocardiograma e dermatologia que são carregados no portal da Telemedicina, sendo que em até 72 horas os especialistas enviam o laudo médico. Os exames são feitos na cidade onde o paciente mora, em unidades básicas de saúde ou policlínicas.
Auxílio para laboratórios e hospitais
O Lacen também obteve maior rapidez na entrega dos resultados de exames de análises clínicas. Antes, o laboratório enviava seus exames por correio.
O Raios-x digital, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia são exames realizados nos hospitais públicos estaduais e armazenados no sistema eletrônico da Telemedicina. O objetivo disso é que pacientes, médicos e demais profissionais da saúde tenham acesso a essas informações em qualquer lugar do Estado.
Mais informações no site do Sistema Catarinense de Telemedicina.