Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação participa de missão da Acafe na Europa
Foto: Divulgação / SCTI
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, integra uma comitiva em missão internacional, capitaneada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) até esta quinta-feira, 5. A comitiva foi liderada pela atual presidente Luciane Ceretta, na Finlândia e Suécia.
A viagem teve como objetivo o fortalecimento de parcerias globais para a educação catarinense, a partir da identificação e do estabelecimento de parcerias estratégicas com instituições de ensino superior e centros de pesquisa nesses países.
A agenda na Finlândia contou com visitas a instituições de ensino superior (IES), como a Universidade de Helsinque e a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, além de encontro na Embaixada do Brasil em Helsinque, ao Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e ao Ministério da Educação e Cultura do país.
Além da capital finlandesa, Helsinque, a missão passou por Tempere, cidade referência em inovação tecnológica, sediando mais de 1.500 empresas do setor e abrigando mais de 5000 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e trabalhadores da área de tecnologia e Inteligência Artificial.
Já na Suécia, com a continuidade a visitas a IES, a comitiva esteve presente no KTH – Instituto Real de Tecnologia, que é uma universidade referência na Europa em ensino superior tecnológico, além de conhecer a Universidade de Estocolmo e a Escola de Economia de Estocolmo.
O secretário Fett destacou a importância da viagem para o intercâmbio de ideias e novos meios de trazer a inovação e a tecnologia para o ensino catarinense, além de soluções para colocar Santa Catarina ainda mais no caminho da Nova Economia, com desenvolvimento e capacitação humana e econômica.
A missão serviu para realizar pontes de parcerias com instituições de ambos os países visando o fomento da internacionalização das universidades de Santa Catarina. Outro ponto de destaque foi a promoção da troca de conhecimento e experiências na área de educação e tecnologia, com o intuito de adaptar métodos e ferramentas ao contexto brasileiro.
Formaram, também, a comitiva brasileira na Finlândia e Suécia, a secretária de Estado de Articulação Nacional, Vânia Franco; a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; o deputado estadual Ivan Naatz; o reitor da Universidade de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli, além de outros reitores das universidades vinculadas à Acafe.