Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde quer...

Secretaria da Saúde quer vacinar mais de 1,4 milhão de pessoas contra a gripe

O secretário da Saúde em exercício, Acélio Casagrande, e o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, apresentaram no início da tarde desta sexta-feira, 28, as metas e novidades da campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina para 2014. Este ano o período de vacinação ocorre de 22 de abril a 9 de maio e a meta será imunizar 1,4 milhão de pessoas. Casagrande também fez uma avaliação das ações de 2013.

Foto: Neiva Daltrozo/Secom

“Estamos no caminho certo que é o da mobilização por mais de 6 mil profissionais da saúde, secretarias municipais importantes nesse processo, e nossos técnicos articulados com o Ministério da Saúde. Queremos diminuir em 90% os casos de óbitos”, destacou Casagrande.

As metas para 2014 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, serão de vacinar 80% do público-alvo, atingindo 1,4 milhão de pessoas e a inclusão de crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos) no grupo prioritário de vacinação. No ano passado, essa faixa era de 6 meses a 2 anos. Outro destaque é a antecipação da campanha de maio para abril. “Começar a campanha em abril proporcionou também um reflexo positivo na redução de casos de mortes”, disse o secretário em exercício.

O diretor da DIVE explicou que a ideia é começar a campanha vacinando crianças nessa faixa de idade até 5 anos. “No ano passado tivemos uma sobra e foi possível atender até as crianças com 5 anos, mas esse ano, já vamos iniciar a vacina com essa faixa de idade, que consideramos de alto risco. Com isso, imaginamos elevar o número de doses de 1,5 para 1,7 milhão”, explicou Macário.

 >>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Ações de 2013
Os números indicam que houve uma redução de 97% dos casos de gripe e 90% dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados por influenza entre 2012 e 2013. Comparados com 2012, que foram confirmados 984 casos de SRAG por Influenza, dos quais 80 evoluíram para óbito.

Foram aplicadas aproximadamente 1,4 milhão de doses da vacina contra influenza. A cobertura da vacinação nos grupos prioritários foi de 96,3%, ficando acima da meta prevista de 80%.

Casagrande avaliou como positiva as ações do ano passado e ressaltou que mesmo com o frio intenso, os casos e internações diminuíram em relação a 2012. “Tivemos 499 casos da gripe em 2013 e uma redução significativa dos casos de óbitos comparados com 2012. Os números mostram que estamos no caminho certo com a vacinação dos grupos prioritários”, explicou.

A SRAG ocorre quando casos de síndrome gripal evoluem com comprometimento da função respiratória sem outra causa específica. Pode ser causadas por vírus respiratórios, principalmente pelo influenza, ou por bactérias, fungos e outros agentes.

Tratamento
A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 810 mil cápsulas de fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) para todos os municípios catarinenses em 2013. Este ano, já foram distribuídas 181.360 cápsulas, com previsão de novas entregas para as próximas semanas.

Distribuição de doses de vacina contra influenza – 2014

Grupos Prioritários

População Alvo

Crianças (6 meses a <5 anos)

375.711

Trabalhadores de saúde

123.858

População Indígena

10.161

Idosos (60 anos e +)

670.028

Gestantes

65.610

Puérperas

10.785

População Privada de Liberdade e Funcionários

16.993

Comorbidades

469.880

TOTAL

1.743.026

Sobre a vacina
A vacina contra a gripe é feita a partir da combinação de três cepas do vírus Influenza que mais circularam no mundo em 2013. Ela é composta por uma cepa de vírus similar ao vírus influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1) pdm09, um similar ao vírus influenza A/Texas/50/2012 (H3N2) e outra similar ao vírus influenza B/Massachusetts/2/2012. A composição da vacina para 2014 é diferente da utilizada em 2013. Serão disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (fábrica nos Estados Unidos e na França).

O que é a gripe?
É uma infecção do sistema respiratório, que pode evoluir para uma pneumonia. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias.

Como é transmitida?
A Influenza é transmitida por meio das secreções expelidas pela pessoa contaminada ao tossir, falar e espirrar. A gripe também pode ser transmitida de forma indireta pelas mãos, quando tocamos uma superfície recém-contaminada pelas secreções de uma pessoa infectada, podendo levar os agentes infeciosos à boca, nariz e olhos.

Como evitar a gripe?
– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
Se você tiver sintomas de gripe, deve:
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
– Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC