Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Santa Catarina registra, novamente,...

Santa Catarina registra, novamente, a menor taxa de desocupação do país

Santa Catarina é mais uma vez destaque na geração de empregos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, 17, apontam que Santa Catarina registrou a menor taxa de desocupação do país no segundo trimestre deste ano, com o índice de 6,7%. No Brasil, a média ficou em 11,3%.

Depois de Santa Catarina, as menores taxas entre abril e junho foram a do Mato Grosso do Sul (7,0%) e de Rondônia (7,8%). As maiores taxas foram observadas no Amapá (15,8%); Bahia (15,4%) e Pernambuco (14,0%).

Veja aqui a pesquisa completa.

A pesquisa do IBGE revelou, ainda, outros indicadores que destacam Santa Catarina positivamente. O nível de ocupação, indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, ficou em 54,6% para o Brasil. Santa Catarina foi destaque registrando taxa de 59,4%, atrás apenas do Mato Grosso do Sul (61,1%).

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff, comemora os números e lembra que isso significa que a economia já está reagindo. “O maior índice de desocupação ficou com o setor de serviços, pois estamos na baixa temporada”, acrescenta.

Também em relação ao segundo trimestre de 2016, o percentual de empregados no setor privado com carteira de trabalho nas grandes regiões ficou em 77,3% na média nacional. Santa Catarina teve o melhor resultado, com 89,7%, seguido pelo Distrito Federal (86,2%) e Rio de Janeiro (85,7%), enquanto Maranhão (51,8%), Piauí (52,3%) e Pará (57,4%) apresentaram os menores indicadores.

“Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e será o primeiro a sair; por isso estamos com um dos melhores desempenhos em ocupação e uma boa taxa de empregos na iniciativa privada. Outro item que ajudou é que o estado tem equilíbrio da economia por conta da diversificação dos setores”, destaca o secretário  Althoff.

Informações para imprensa:
Luciane Cotoman Lemos (Jornalista)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
Fone: (48) 3664 0916 / 0753
Site: www.sst.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support