Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Santa Catarina é referência...

Santa Catarina é referência em Governo Aberto nacional e internacionalmente

Legenda: Reunião entre equipe do Programa SC Governo Aberto e o estado mexicano de Nuevo León

O Governo de Santa Catarina compartilhou suas experiências de governo aberto com uma equipe do Estado de Nuevo León, do México. A reunião, solicitada pelos mexicanos, foi realizada de forma virtual nesta terça-feira, 1º de agosto. Os dois estados fazem parte da Open Government Partnership (OGP), organização internacional que promove governos mais transparentes, inovadores e abertos à participação social.

“Ficamos honrados em contribuir com a disseminação do conceito e da prática de governo aberto. Estamos trabalhando para ampliar a participação cidadã nos processos de definição dos compromissos que farão parte do 2º Plano de Governo Aberto. Por isso, a Política de Governo Aberto é resultado de um trabalho conjunto com as secretarias da Administração, do Planejamento e da Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma Marcio Cassol, controlador-geral do Estado.

Na próxima sexta-feira, 4, Santa Catarina também será destaque no lançamento do Fórum de Governo Aberto do Estado de Goiás. A servidora Carolina Kichler, coordenadora do Programa SC Governo Aberto e gerente de Promoção do Controle Social da Controladoria-Geral do Estado (CGE), foi convidada a participar da programação do evento para compartilhar a experiência catarinense. 

América Latina

Kichler conta que o interesse dos mexicanos pelas ações de Santa Catarina surgiu após apresentação feita pela sobre a construção da Política Estadual de Governo Aberto em evento recente da OGP com os membros locais da América Latina. Santa Catarina é o único Estado do Brasil a fazer parte da OGP, junto com União e os municípios de São Paulo, Osasco (SP) e Contagem (MG). No mundo, são 75 países e 106 governos locais.  

Santa Catarina prepara a elaboração do 2º Plano SC de Governo Aberto. O documento, que será entregue até novembro de 2023 e segue as diretrizes da OGP, reunirá compromissos de diferentes órgãos e entidades do Executivo com objetivos aderentes aos princípios de governo aberto: transparência, participação social, accountability (responsabilização e prestação de contas) e inovação.

O prazo para entrega dos compromissos é 2026.  “É importante que Santa Catarina avance cada vez mais e continue sendo referência no tema”, explica Carolina Kichler. 

Controladoria-Geral do Estado
Cléia Schmitz | cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support