Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Projeto Energia do Bem:...

Projeto Energia do Bem: Estado e Celesc, por meio da ANEEL, entregam eletrodomésticos para famílias atingidas pelas enchentes em Rio do Sul

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

Iniciativa beneficia moradores em condição de vulnerabilidade social substituindo equipamentos antigos, como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores, por modelos mais novos e econômicos

O programa “Energia do Bem”, que substitui eletrodomésticos como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos, chegou no Alto Vale do Itajaí para beneficiar famílias carentes afetadas pelas últimas enchentes na região. Neste sábado, dia 11, em Rio do Sul, o governador Jorginho Mello, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, entre outras autoridades, lançaram o projeto e acompanharam a entrega de equipamentos para moradores.

Em sua sexta edição o “Energia do Bem” deve substituir 2 mil geladeiras, 6 mil chuveiros com trocador de calor e 18 mil lâmpadas LED. Ao todo, o projeto deve investir R$ 13 milhões. Só para Rio do Sul a iniciativa deve destinar R$ 4 milhões.

“Sabemos que muita gente perdeu tudo nas últimas enchentes. Um drama que infelizmente vem se repetindo há muitos anos. Por isso o Governo tem trabalhado muito em prevenção e na proteção das pessoas, um exemplo é o investimento que estamos anunciando na dragagem do rio Itajaí-Açu. E, claro, este investimento que estamos fazendo aqui, com essa entrega de equipamentos por meio da Celesc. Eletrodomésticos mais eficientes que irão ajudar as famílias a se reerguer”, destacou o governador Jorginho Mello.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou a importância do projeto. “O programa ‘Energia do Bem’ está promovendo não apenas a substituição desses eletrodomésticos por equipamentos mais eficientes, mas também levando esperança e conforto às famílias carentes do Alto Vale do Itajaí, especialmente após as recentes enchentes. É o Governo do Estado e a Celesc caminhando juntos para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades”, frisou o presidente.

A substituição dos equipamentos é realizada de forma totalmente gratuita para o consumidor, e o recolhimento dos aparelhos ineficientes é obrigatório.

Esta iniciativa é conduzida no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE), concebido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e implementado pela Celesc em sua área de concessão.

Como participar

Os consumidores potencialmente elegíveis para participar do projeto são pré-selecionados no município com base em informações provenientes do banco de dados da Celesc e das secretarias de assistência social locais. “Os clientes da Celesc receberão visitas da empresa contratada, que fornecerá todas as informações necessárias, dispensando a necessidade de iniciativa por parte do consumidor” destaca o gerente de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support