Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Reunião alinhará cursos de...

Reunião alinhará cursos de qualificação profissional para o Norte do Estado

Uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), instituições ofertantes e de oito municípios do Norte do Estado está prevista para o final de setembro. O objetivo é definir os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a região.

Na ocasião será debatida a demanda de profissionais, especialmente para a instalação da fábrica da BMW, no município de Araquari, e também do entorno, e quais os cursos devem ser ofertados. Esse foi o resultado de um encontro realizado nesta quarta, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

A BMW informou que há necessidade de profissionais nas áreas de processos, solda, elétrica, automação e controle de qualidade. Além disso, serão necessários trabalhadores para o entorno da fábrica em setores como serviços, alimentação, comércio e construção civil. A expectativa é de que a BMW empregue 1.150 pessoas na empresa – 850 delas até 2014.

De acordo com Antônio Ricardo Valença, representante do MDS, os cursos do Pronatec devem conciliar a necessidade da mão de obra do município com a necessidade das empresas. “O objetivo do Pronatec é capacitar e inserir os trabalhadores no mercado”, explica. Oito milhões de vagas estão previstas para as várias modalidades do Pronatec no Brasil até 2014, sendo que 1 milhão delas serão voltadas para o Brasil sem miséria/Pronatec social. “A qualificação possibilita a inserção no mercado de trabalho e contribui para a geração de renda e inclusão social das pessoas”, destacou o secretário da SST, João José Cândido da Silva.

Participaram da primeira reunião os representantes dos municípios de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Itapoá; além de técnicos da SST, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e das instituições que oferecem cursos do Pronatec: o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e instituições federais de educação (IFSC e IFC). 

Pronatec Social – O Pronatec Social é oferecido às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e, no Estado, os cursos estão sendo articulados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senat), e mais o IFSC e IFC. Dos 295 municípios catarinenses, 273 aderiram ao programa e oferecem cursos de qualificação profissional.

São oferecidos ainda transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal. 

Para este ano, estão previstas 69,1 mil vagas das quais 34,8 mil pessoas estão matriculadas em 270 diferentes cursos, com mais de R$ 100 milhões de investimentos do governo federal.

Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br