Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Procuradores do Estado apresentam...

Procuradores do Estado apresentam trabalhos em evento internacional

14º Seminário Internacional Democracia e Constitucionalismo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali, ocorre entre os dias 27 e 29 deste mês

Dez procuradores do Estado apresentarão trabalhos acadêmicos no 14º Seminário Internacional Democracia e Constitucionalismo, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/Univali), que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de maio. Com o  objetivo de oportunizar espaços para discussão a respeito das formas de diálogo entre a Constituição e o Direito, o evento reunirá graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da América do Sul, Europa e África no auditório do campus Itajaí da universidade. 

Sob o tema Participação e representatividade, a 14ª edição do evento discutirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e sua relação com o Direito. Serão três dias de palestras e apresentações de trabalhos produzidos por pesquisadores da área, dentro de dez Grupos de Trabalho com temáticas distintas. O evento será aberto por uma mesa que discutirá o constitucionalismo latinoamericano, com exposição ministrada pela professora Gina Esmeralda Chávez Vallejo, da Universidade de Quito, no Equador.

Para o procurador do Estado Rodrigo Castellano, que apresentará um trabalho de sua autoria no evento, o intercâmbio de conhecimentos com pesquisadores do Direito provenientes de outros contextos é importante para os profissionais da advocacia pública. “Nossa participação traz melhoria técnica para o trabalho que prestamos, pois aprendemos conteúdos que podem ser empregados em nossa atuação ou embasar nossas decisões”, explica ele.

“Da mesma forma, poder apresentar um trabalho no seminário engrandece a imagem da instituição, pois mostra a qualidade das reflexões elaboradas por seus profissionais”, completa o procurador. Rodrigo apresentará um trabalho que produziu em coautoria com o procurador do Estado Nataniel Martins Manica, intitulado “Constitucionalismo: evolução e base para o anseio de justiça sustentável”, que aborda temas trabalhados por ambos no curso de doutorado que realizam junto à Univali. 

De acordo com Nataniel, por ser um seminário internacional, é uma oportunidade enriquecedora poder expor suas ideias e debatê-las com acadêmicos de outras partes do mundo. “Tenho muita satisfação em apresentar um trabalho que foi fruto dos nossos estudos no curso de Doutorado. Sempre é engrandecedor, tanto pessoalmente como para a PGE/SC, poder de alguma forma se fazer presente em eventos desta relevância”, explica o procurador. Ele ainda apresentará outro trabalho, intitulado “A Dimensão Econômica da Sustentabilidade como um dos Vetores Paradigmáticos da Reforma Tributária Instituída pela Emenda Constitucional N.º 132/2023”, produzido em conjunto com o procurador Ronan Saulo Robl, que aborda assuntos também trabalhados em seu doutorado. 

Outro procurador que participará do Seminário é Sérgio Laguna Pereira, que apresentará o trabalho de sua autoria intitulado “Juridicidade e Efetividade: uma nova perspectiva no controle de políticas públicas pela Advocacia de Estado”. Fruto das pesquisas realizadas para sua tese de doutorado, tem o propósito, segundo o procurador, de “examinar a contribuição da Advocacia Pública, dentre a qual se inclui a PGE, para que as políticas públicas sejam conformes à Constituição e às leis, garantindo mais segurança jurídica e alinhamento ao interesse público”. Ele considera a apresentação de trabalhos em seminários e congressos por “difundir o conhecimento produzido no âmbito dos programas de mestrado e doutorado”, conclui o procurador Sérgio Laguna.

Este evento representa, para o procurador do Estado Diogo Marcel Reuter Braun, que também apresentará um artigo de sua autoria, uma oportunidade para se atualizar juridicamente e também expor os trabalhos científicos que produziu ao longo de sua formação. Em conjunto com a procuradora Lígia Janke, ele apresentará o texto intitulado “A Democracia como Dever Fundamental e as ameaças trazidas pela inteligência artificial para o processo eleitoral”, no último dia do evento. 

Também participarão do 14º Seminário Internacional Democracia e Constitucionalismo, apresentando trabalhos próprios, os procuradores do Estado Evandro Eckel, Fabiana Guardini Nogueira, Francisco Guardini Nogueira e Leandro da Silva Zanini. 

(Colaboração: Mateus Spiess).

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support