Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica comemora os...

Polícia Científica comemora os 106 anos da perícia oficial e apresenta sua nova diretoria

Com a presença do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, a Polícia Científica de Santa Catarina realizou na manhã desta sexta-feira, 3, evento de comemoração pelo aniversário de 106 anos da perícia oficial catarinense, com a apresentação da sua nova diretoria. O ato foi no auditório do Complexo da Segurança Pública, na Capital, e reuniu peritos criminais de todas as regiões do estado.

“Eu tenho certeza que juntos vocês poderão fazer o melhor trabalho das Polícias Científicas do Brasil”, afirmou o governador Jorginho Mello no evento.

A perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, destacou em seu discurso que a iniciativa reflete o comprometimento da nova gestão com o fortalecimento e a valorização do órgão e seus profissionais.

“A Polícia Científica realiza o importante papel de aplicar a ciência e a técnica a serviço da Justiça, sempre em busca da verdade de forma imparcial, ouvindo o que os vestígios de um crime trazem e transformando eles em provas materiais que vão condenar culpados ou absolver inocentes”, explica a perita-geral.

Delegada de polícia aposentada, a vice-governadora conhece bem a importância do trabalho da perícia. “Desses 106 anos, eu acompanhei quase 30 trabalhando com eles para que os nossos inquéritos tivessem valor e houvesse um julgamento justo e verdadeiro”, afirma Marilisa Boehm.

História da perícia oficial

:: Mais fotos no álbum

A história de mais de um século que conta a trajetória da perícia oficial de Santa Catarina começou no dia 6 de janeiro de 1917, quando o médico-legista Carlos José da Motta de Azevedo Correia foi nomeado diretor do então gabinete de identificação e estatística criminal. Assim surgiu o órgão pericial constituído em território catarinense.
Após muitos anos de trabalho e evolução, a Perícia Oficial conquistou em 2005 sua autonomia administrativa, com a criação do Instituto Geral de Perícias.

Em 2019 consolidou sua autonomia financeira, patrimonial e orçamentária, com a criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial. Já em 2021 o Instituto Geral de Perícias se tornou a Polícia Científica de Santa Catarina, um grande passo em termos de fortalecimento institucional e para a categoria da perícia oficial.

E, no ano de 2023, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm escrevem mais uma página dessa história, elevando, pela primeira vez, uma mulher ao cargo de perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina.

Diretorias

No ato, o governador e a vice-governadora conheceram todos as áreas da Polícia Científica e foram apresentados aos diretores responsáveis por cada setor:

  • Diretor de criminalística – perito criminal Eduardo José Linhares
  • Diretora de Identificação Civil e Criminal – perita criminal Cassia Regina Roman da Rosa
  • Diretor de Medicina Legal – perito médico-legista Fernando Oliva da Fonseca
  • Diretora de Análises Forenses – perita criminal Kelly Ribas Lobato
  • Diretor de Administração e Finanças, perito criminal Rafael Gazola
  • Diretor de Tecnologia da Informação – perito criminal Túlio Leal Corrêa
  • Diretor da Academia de Perícia – perito criminal Luan Alves Lopes Carneiro
Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support