Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Piscicultores de Salete recebem...

Piscicultores de Salete recebem recursos do SC Rural para Projeto Estruturante

O Programa SC Rural aprovou o Projeto Estruturante de Apoio as Unidades Produtivas de Peixe, da Associação de Piscicultura de Salete (APS). O projeto visa aumentar a competitividade dos piscicultores por meio da produção sustentável de pescados e da organização social das famílias rurais envolvidas. O valor do projeto está orçado em R$ 216,9 mil e desse montante, R$ 108,3 mil serão subsidiados pelo SC Rural e o restante pelos piscicultores.

 

As 11 famílias rurais que compõem o grupo APS e estão incluídas no Projeto Estruturante do SC Rural, pertencem às comunidades de Barra Cipriano, Rio do Ouro, Braço Toretti, Barra Grande, Rio Herta e Santa Margarida. O grupo busca aperfeiçoamento da atividade de piscicultura e o domínio de técnicas que permitam melhorar a qualidade e a quantidade de peixes vivos produzidos.

Com os recursos serão adquiridos equipamentos para aumentar a quantidade de peixe produzido, como aeradores; bomba para captação de água e serviço de esteira e PC Hidráulica para reforma de viveiros e ampliação. Também será adquirido pelo grupo, uma esteira para despesca que visa humanizar a mão de obra e oxímetro para verificar a qualidade da água, que proporcionará melhor utilização dos viveiros podendo aumentar a produção.

O gerente de Políticas Socieconômicas Rurais e Urbanas, Alcides Francisco Pivatto, disse que a estruturação e os investimentos realizados com o apoio do SC Rural vão permitir dobrar a produção de peixes. “Com a aquisição desses equipamentos, os piscicultores vão ter a oportunidade de aumentar a produção de pescados do grupo, que está em 120 toneladas anuais. Com o projeto, o objetivo é chegar 248 toneladas anuais”, explicou.

Pivatto disse ainda que o aumento na produtividade vai melhorar as condições e oportunidades de venda dos peixes e, consequentemente, proporcionará melhor qualidade de vida aos agricultores.

A gestão do Projeto Estruturante será realizada pela Associação de Piscicultores, com o apoio dos extensionistas rurais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Ricardo Weber e Ricardo Probst. Os técnicos serão os responsáveis pela capacitação, assistência técnica e extensão rural às famílias beneficiadas. O Programa SC Rural é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support