Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. PGE/SC lamenta morte de...

PGE/SC lamenta morte de Paulo Leonardo Medeiros Vieira

Paulo Leonardo Medeiros Vieira durante gravação do documentário Direito à História – Foto: Felipe Reis / PGE

A Procuradoria-Geral do Estado lamenta profundamente a morte do advogado Paulo Leonardo Medeiros Vieira, ocorrida nesta quarta-feira, 21. Dentre as diversas importantes funções públicas que exerceu durante a carreira, Paulo Leonardo foi procurador-geral do Estado entre 15 de março de 1987 e 28 de março de 1990.

O advogado, que também era escritor, tinha 86 anos. Recebeu a medalha de mérito José Boiteux com a formatura em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, deu aulas de Direito Constitucional e Direito Administrativo, e coordenou o curso.

Na Administração Pública, além de procurador-geral do Estado, foi secretário de Estado da Administração, curador especial de menores, procurador-geral do Município de Florianópolis, procurador da Fazenda junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

Membro da Academia Catarinense de Filosofia e da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, teve artigos e ensaios publicados em revistas e jornais do Brasil e do exterior, como na Revista Encontros Teológicos/ ITESC, EntreClássicos (DUETTO/ Ediouro-SP) e no L’Osservatore Romano. Publicou ainda, entre outros trabalhos, “Por uma Defensoria Pública em Santa Catarina”, “Pequeno Canto de Liberdade”, “O Futuro da Civilização” e “Notas para uma Teologia da Linguagem”.

Paulo Leonardo foi escreveu os livros Versão Provisória da Lenda do Santinho ou A Guerra Santa do Rio do Brás; Desencontro; A Fé de Pedro e a Ciência de Tomé; Borges, um Giróvago; Deus no Banco dos Réus – Uma Resposta da Ciência ao Ateísmo Militante; O Mundo num Ponto Luminoso; Malakim, Os Anjos na Era da Informática, e Peregrinos do Absoluto – Minhas Memórias dos Outros.

A Procuradoria-Geral do Estado apresenta suas condolências à família e aos amigos, neste momento de consternação.

Em 2022, Paulo Leonardo Medeiros Vieira participou do documentário Direito à História, que resgatou a memória da PGE/SC no ano em que completou quatro décadas de atuação. O filme pode ser assistido aqui.

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support