Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. PGE amplia participação nas...

PGE amplia participação nas administrações públicas estadual e municipal

Procuradores do Estado vão atuar na Procuradoria-Geral do Município de Florianópolis e na Secretaria da Administração

Mais dois procuradores do Estado vão atuar em órgãos da administração pública e contribuir com o desenvolvimento de Florianópolis e Santa Catarina. Durante reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup), os integrantes do grupo aprovaram a ida do procurador Rodrigo Diel de Abreu para a chefia da Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado da Administração (SEA) que se ressentia da ausência de um procurador do Estado desde o início do ano; e do procurador do Estado Zany Estael Leite Júnior, ora chefe da Consultoria Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), para a Procuradoria-Geral do Município de Florianópolis, onde será o procurador-geral.

Procurador Rodrigo Diel de Abreu deixa a Regional de Chapecó e vai atuar na SEA/SC – Foto: Felipe Reis/ PGE

Para o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, a atuação da Procuradoria nas consultorias jurídicas setoriais, das Secretarias de Estado, atende à necessidade de dar segurança jurídica ao Estado, mediante uniformidade de ação, nos termos da Constituição Federal e Estadual, que dão à PGE/SC essa atribuição com exclusividade. Por sua vez, a atuação de procuradores do Estado em outros órgãos ou poderes é sinal marcante da excelência do corpo da Advocacia Pública estadual e da sua reconhecida confiabilidade técnica.

“Para a PGE/SC é um orgulho o fato, inédito na história da instituição, de termos, simultaneamente, procuradores do Estado nos destacados cargos de Secretário de Estado Adjunto da Casa Civil, na pessoa do procurador Marcelo Mendes; de Procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), procurador Loreno Weissheimer; de diretor jurídico da SCPar, procurador Gerson Schwerdt; e, agora, de Procurador-geral da capital, com o procurador Zany Leite Jr.”, disse o chefe da PGE/SC e presidente do Conselho. Com a aprovação das movimentações nesta segunda-feira, serão 12 os procuradores do Estado atuando em diferentes órgãos e instituições públicas.

O procurador do Estado Rodrigo Diel de Abreu comentou a aprovação. Ele se disse “honrado com o convite de atuar como Consultor Jurídico da SEA, posição de extrema importância para o Estado e para sociedade catarinense”. Atualmente lotado na Regional de Chapecó, onde é o procurador-chefe, e tendo atuado na Procuradoria do Contencioso (Procont) e na Procuradoria Fiscal (Profis) da PGE/SC, ele diz que “continuará a fazer a defesa do interesse público, comprometido com uma prestação de serviço de qualidade”, como fizeram os colegas procuradores que o antecederam. O procurador já atuou como consultor jurídico da Secretaria de Segurança Pública (SSP), integrou o Núcleo de Atendimento Jurídico aos Órgãos Setoriais e Seccionais do Sistema Administrativo de Serviços Jurídicos (Nuaj) e a Consultoria Jurídica Central – área diretamente relacionada à nova atribuição.

“A PGE/SC mantém a incansável missão de servir e buscar contribuir para que as pessoas do nosso Estado tenham uma vida de qualidade, e está sempre atendendo a demanda da Administração Pública Estadual na consecução de seus fins”, disse o procurador.

Procurador do Estado Zany Estael Leite Júnior, acompanhado de outros procuradores do Estado, durante posse na Prefeitura de Florianópolis – Foto: Aproesc

Além destes assuntos, os procuradores aprovaram ainda a criação de uma comissão para a elaboração de proposições legislativas e readequações administrativas – uma proposta apresentada pelo procurador Francisco Guardini Nogueira, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc), que tem por objetivo contribuir para a redução da litigiosidade no âmbito da administração pública catarinense.

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support