Nota de esclarecimento SDR de Jaraguá do Sul
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, em resposta aos questionamentos sobre a desativação da EEM Alberto Bauer, de Jaraguá do Sul, cumpre esclarecer que:
A EEM Alberto Bauer funciona em espaço cedido pelo município, com ônus para o Estado, e vinha apresentando continua redução na sua demanda, em decorrência do expressivo aumento na oferta de vagas no Ensino Médio e Educação Profissional registrado em outras instituições do município. Assim sendo, coerentemente com o esforço realizado pela SDR de Jaraguá do Sul e a Gerência de Educação desta Regional, com vistas a melhorar os indicadores de custeio e utilização dos recursos públicos, decidiu-se pela descontinuidade da oferta de vagas naquela unidade escolar.
O processo de desativação da escola iniciou em 2012 e será concluído neste ano quando a última turma do terceiro ano concluir o seu curso. Os professores e servidores ainda em exercício naquela unidade escolar serão remanejados e terão a oportunidade de escolher o seu novo local de trabalho considerando as vagas disponíveis na Gerência Regional de Educação.
A escola em referência está próxima da EEM Abdon Batista e da EEB Heleodoro Borges, sendo que ambas dispõem de salas ociosas podendo receber novas turmas e atender plenamente os alunos que demandavam a Escola Alberto Bauer.
Além disso, é oportuno lembrar que os alunos que moram a mais de 3 km da escola, se necessário, têm direito ao transporte escolar gratuito e que, no Ensino Médio, a distância da escola em relação à residência do aluno deixa de ser aspecto prioritário, tornando-se mais relevante a qualidade e a estrutura da escola, bem como a modalidade do curso ofertado.
Dessa forma, estamos certos de que as escolas do município de Jaraguá do Sul oferecem vagas em quantidade suficiente para atender à demanda apresentada e nenhum aluno deixará de ser atendido.
SDR de Jaraguá do Sul