No Fórum Nacional dos secretários de Administração, Colombo defende união dos estados no enfrentamento à crise
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Administração, João Matos, participou na manhã desta quinta-feira, 13, da abertura do 98º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Florianópolis. Também participaram da abertura o ministro-chefe da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, e a secretária de Administração do Pará e presidente do Consad, Alice Viana Soares Monteiro. O evento segue até esta sexta, 14, com programação que abordará alternativas estratégicas para fortificar a gestão pública brasileira.
Foto: James Tavares, Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
“Hoje temos um modelo político que está falido, que precisa ser modificado. As pessoas vão querer e exigir isso. A legislação é muito amarrada o que dificulta o nosso operacional e, por isso, precisamos conscientizar e apontar esse problema. Não podemos deixar isso acontecer no Brasil, e, sim, mostrar essa nossa realidade e mudar para o melhor”, disse o governador.
Colombo destacou ainda a importância do evento na ajuda aos estados brasileiros durante esse período de crise econômica. “Essa troca de experiência com todos os secretários nos ajuda a ter melhores resultados. Nossa situação é equilibrada, mas precisamos avançar, diminuindo as despesas e continuar prestando um bom trabalho a sociedade. Esse é o grande desafio”.
O 98º Fórum Consad visa compartilhar experiências de sucesso na gestão catarinense, a exemplo do modelo próprio do plano de saúde dos servidores estaduais, o SC Saúde, que atende 170 mil segurados, em uma rede de 6.283 prestadores de serviço.
O anfitrião do evento sediado em Florianópolis, o secretário de Estado da Administração, João Matos, lembrou que Santa Catarina apresenta vários indicadores positivos nos últimos meses, que ajudam no enfrentamento do atual cenário. “A diversidade econômica catarinense sustenta a situação do Estado. Saímos à frente em programas e ações de incentivo à nossa economia, da mesma forma como se coloca em posição de apoio às medidas federais que buscam o reequilíbrio das contas públicas”.
Já o ministro Mangabeira Unger enfatizou que, no Brasil, está se promovendo uma nova estratégia de desenvolvimento baseada em capacitações educacionais e qualificação produtiva. “É o novo regime de gestão pública e controle. Nós temos que reconstruir o sistema de controle no país. Também vamos trabalhar com o Governo do Estado, para discutir como Santa Catarina pode desempenhar um papel sinalizador na construção dessa nova estratégia de desenvolvimento. É um estado que se caracteriza pela descentralização das oportunidades econômicas”.
A Agenda Nacional de Gestão Pública é o tema central da palestra do ministro, como parte da programação do Fórum. Para o evento estiveram presentes 16 estados, entre secretários e representantes.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC