Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. No Encontro dos Procuradores,...

No Encontro dos Procuradores, PGE assina portaria que regulamenta residência em Direito na instituição

Evento que reúne profissionais da instituição semestralmente começou nesta quarta-feira, em Florianópolis – Foto: Eduardo Tarasca / OAB

O procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, assinou na tarde desta quarta-feira, 26, a portaria GAB/PGE nº 47/2024, que regulamenta o programa de residência jurídica na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). A assinatura do documento foi durante a abertura do Encontro Semestral de Procuradores, que reuniu mais de 50 procuradores do Estado de Santa Catarina na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), em Florianópolis. 

Com o objetivo de promover integração entre os procuradores do Estado por meio de palestras e reuniões de trabalho, o Encontro dos Procuradores da PGE/SC é um evento semestral que reúne advogados públicos de todos os escritórios regionais da instituição. A portaria assinada no ato de abertura permitirá a bacharéis de Direito recém formados aprimorar sua formação teórica e prática, atuando junto à instituição central de serviços jurídicos catarinense. O programa prevê a contratação de um residente para cada procurador do Estado, que poderá escolher os profissionais de acordo com as necessidades de sua rotina de trabalho.

A Residência é uma modalidade de ensino supervisionada, cujo objetivo é fornecer ao profissional a oportunidade de treinar seus conhecimentos em serviço, aliando ensino, pesquisa e extensão ao atuar no auxílio prático aos procuradores do Estado. Segundo o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, a iniciativa irá facilitar o trabalho dos procuradores, que hoje lidam com demandas crescentes em seu cotidiano.

“Esse programa é uma iniciativa que vai fornecer aos advogados públicos o auxílio de bacharéis com boa formação jurídica, ao mesmo tempo que vai apresentar aos residentes a possibilidade de enriquecer seus currículos, com a oportunidade de numa instituição como a PGE/SC”, disse o chefe da instituição ao assinar o documento. 

Para o presidente da Associação de Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc), Francisco Guardini Nogueira, que compôs a mesa de abertura do Encontro, a iniciativa representa uma oportunidade única para a instituição. “O programa de residência da PGE/SC tem um grande diferencial, que é a possibilidade de escolhermos os residentes que irão atuar junto a nós”, destacou ele. De acordo com o procurador, essa portaria é muito aguardada por todos os seus colegas, que enfrentam uma carga de trabalho cada vez mais elevada em seu dia a dia. 

A demanda enfrentada pelos procuradores do Estado também foi abordada pelo corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião. “Hoje temos mais de 1,2 milhão de processos sob responsabilidade da PGE/SC. É uma alta litigiosidade, o que se reflete em uma demanda muito grande para nosso corpo funcional”, destacou o corregedor. A saída, de acordo com ele, é a redução da litigância, que já é foco da atuação da instituição e do governo catarinense. A portaria vem como uma estratégia para aumentar a efetividade do trabalho dos advogados públicos catarinenses, fruto do empenho da gestão da PGE/SC, segundo o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, André Uba. “Os desafios que enfrentamos são muitos. Por isso, buscamos sempre melhorar as condições da PGE/SC e dos nossos colegas, para que possamos seguir exercendo o trabalho de qualidade que o Estado nos exige”, explicou ele.

Presente no evento, a presidente da seccional de Santa Catarina da OAB, Cláudia Prudêncio destacou a parceria de longa data entre a PGE/SC e a entidade de classe, que já realizaram iniciativas para administrar a alta litigiosidade no Estado. “A colaboração entre as nossas instituições e o Tribunal de Justiça foi essencial na inauguração de 26 novas Varas de Justiça em Santa Catarina, por exemplo. Foi um trabalho essencial para desafogar o Judiciário e garantir o fornecimento de serviços jurídicos de qualidade aos catarinenses”, destacou ela. Segundo a advogada, essa parceria entre as instituições é essencial para o Estado e os cidadãos. 

A solenidade de abertura do Encontro Semestral de Procuradores contou com a presença de autoridades do Judiciário e do Executivo catarinenses, como o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Júlio César Machado Ferreira, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, Durval Amorim, além do secretário adjunto da Casa Civil, procurador do Estado Marcelo Mendes. Também esteve presente a procuradora-chefe do Centro de Estudos, Fabiana Guardini Nogueira.

(Colaboração: Mateus Spiess)

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support