Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Na Fiesc, Colombo faz...

Na Fiesc, Colombo faz balanço de ações do governo

O governador Raimundo Colombo participou na manhã desta sexta-feira, 21, de reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), com o presidente da entidade, Glauco José Côrte, e empresários de diferentes regiões do Estado. O governador fez um balanço das ações do Estado, em especial dos investimentos pelo programa do Pacto por Santa Catarina, que está garantindo R$ 10 bilhões para diferentes áreas, com destaque para infraestrutura e logística, que são demandas constantes do empresariado.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Foto: James Tavares, Secom. Veja aqui a galeria de imagens.

“Sabemos das limitações do poder público, da burocracia excessiva, mas temos avançado nos últimos anos no desenvolvimento econômico e social. Os indicadores mostram isso. E a indústria catarinense está de parabéns por sua participação nesse processo”, afirmou.

Colombo destacou também o bom momento na geração de emprego no Estado, ressaltando a participação da indústria nesse cenário. Em 2013, a indústria catarinense liderou a geração de empregos no setor no país. Foram 20,1 mil vagas geradas pelo segmento industrial no Estado, superando estados como Paraná (15,1 mil), Rio Grande do Sul (14,3 mil) e São Paulo (13,4 mil). Os dados são do Ministério do Trabalho.

E o cenário favorável segue em 2014. Santa Catarina liderou a geração de empregos no país em janeiro deste ano. O saldo (diferença entre admissões e demissões) foi de 18.317 vagas com carteira assinada geradas em SC, o maior resultado entre todos os estados. Em seguida, aparecem: Paraná, com 11.991; Mato Grosso, com 10.264; Rio Grande do Sul, com 9.584; e São Paulo, com 7.949. Em Santa Catarina, os setores que mais se destacaram em janeiro foram a indústria da transformação (saldo de 7.372 vagas), a agropecuária (4.742) e o setor de serviços (3.862).

Os bons indicadores sociais do Estado também foram destacados pelo governador, como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, agradeceu a participação do governador, reforçando as reivindicações de melhorias constantes em infraestrutura no Estado e reconhecendo a importância dos investimentos em andamento nas estradas, rodovias e portos catarinenses. “Hoje, ainda temos um dos maiores custos de logística do país. Estamos atualizando estudo elaborado em parceria com a UFSC que mostra que o custo de logística de uma indústria catarinense é o dobro do custo de uma empresa americana de mesmo porte. Isso afeta nossa competitividade no mercado nacional e no exterior”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

 

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support