Moleque Bom de Bola movimenta Itapiranga até sábado
Desde o final da tarde desta segunda-feira, 12, as delegações participantes do Moleque Bom de Bola estão em Itapiranga, agitando o centro da cidade. Conforme o Integrador de esportes da SDR, professor Sérgio Griebeler (Nuna), são em torno de 400 atletas, além de dirigentes esportivos, professores e integradores que movimentam a cidade. Na manhã desta terça-feira, 13, aconteceu a abertura oficial do evento que contou com apresentações da Orquestra de Violões e do Clube de Patinação Danúbio Azul.
Autoridades locais e regionais prestigiaram o ato que ocorreu no Pavilhão A do Complexo Oktober, e teve a presença de alunos, pais e professores. Para o representante da Parati, Airton Muniz, o que mais chamou a atenção foram as apresentações culturais. O secretário Regional de Itapiranga, Rolf Trebien, destacou o espírito esportivo tão necessário neste tipo de competição e também que os atletas representem bem as suas escolas e municípios. Já o prefeito Milton Simon deu as boas vindas a todas as delegações visitantes e desejou sucesso.
Conforme o professor Nuna, o Governo do Estado arca com todas as despesas de arbitragem, alimentação e transporte dos atletas. “O custo da Etapa Oeste em Itapiranga deve chegar a R$ 100 mil”, destacou Nuna. Os jogos estão sendo disputados em vários campos próximos a cidade de Itapiranga, além do campo do Esporte Clube Cometa. Os jogos seguem até sábado quando serão conhecidos os melhores no naipe masculino e feminino.
Classificam-se para a próxima etapa o campeão e o vice de cada regional, somando oito equipes no masculino e mais oito no feminino. Além destes, as regionais que tiverem o maior número de inscritos também classificam o terceiro colocado, chegando a 18. O município de Canoinhas, que vai sediar a final, entre 16 a 20 de outubro, tem lugar garantido também nas duas categorias, fechando 20 equipes.
A 22ª edição do projeto iniciou em março com a fase escolar, depois passou pela fase municipal. Em seguida, vieram as microrregionais, e agora o Bom de Bola está na fase regional. Este ano, participam 78 mil atletas de 3.120 escolas em 267 municípios.
Sobre o Bom de Bola
O Bom de Bola é um campeonato catarinense escolar que acontece na modalidade de Futebol de Campo, nos naipes masculino e feminino, com idade entre 12 e 14 anos. Realizado desde 1992, tem o objetivo de promover o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano.
O projeto, consolidado no cenário esportivo catarinense e reconhecido formador de craques do futebol brasileiro, já revelou atletas como Eduardo Costa e Marquinhos (ambos do Avaí) Douglas (Corinthians) e André Santos (Flamengo). “O Bom de Bola trabalha a cidadania, a ética, o companheirismo e todos os outros valores que consideramos primordiais para a formação de um bom cidadão. E nada melhor que utilizar o esporte como ferramenta para motivar e envolver as crianças e adolescentes”, afirma Luiz Carlos Fraga, coordenador do projeto Bom de Bola.
Informações adicionais:
Sadi José Reckziegel
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: sadi@ipx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8802-0487