Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Loreno Weissheimer toma posse...

Loreno Weissheimer toma posse como procurador-geral do TCE

Procurador do Estado, ex-corregedor da PGE inaugura função na corte catarinense de contas

O procurador do Estado Loreno Weissheimer tomou posse nesta segunda-feira, 11, no cargo de procurador-geral no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Ele é o primeiro a exercer a função no setor recém-criado pela corte de contas catarinense.

A nomeação ocorreu por meio de ato do presidente do TCE, Herneus de Nadal, que designou o ex-corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para exercer a chefia da Procuradoria Jurídica do Tribunal de Contas. A estrutura foi criada há cerca de um mês por meio da Lei Complementar 833/2023. Vinculada ao Gabinete da Presidência do tribunal, a área vai prestar consultoria e assessoramento jurídico ao órgão administrativo por meio do trabalho do procurador-geral nomeado e de dois procuradores-gerais adjuntos.

Durante a solenidade de posse, o primeiro procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado agradeceu a nomeação. Ele disse sentir-se honrado com a escolha e prometeu defender as prerrogativas do TCE por meio da orientação jurídica, da elaboração de pareceres e “das demais situações em que o setor for requisitado”.

“Espero que essa Procuradoria Jurídica possa elevar ainda mais o status de Santa Catarina a fim de bem e eficientemente servir à sociedade. Queremos nos integrar a esta corte para prestar relevantes serviços ao Estado”, afirmou Loreno.

O ato de posse foi prestigiado por procuradores do Estado, servidores e representantes das associações que representam os diferentes profissionais que atuam na PGE. Convidado para compor a mesa, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, disse que a nomeação de Loreno é um fato histórico. Para ele, “um tribunal que tem um legado de respeitabilidade junto à sociedade consolida-se ainda mais na sua tarefa constitucional de fiscalização e colaboração para o aperfeiçoamento do serviço público”.

“A Procuradoria-Geral do Estado sente-se honrada por ter um procurador do Estado de carreira escolhido para ser o primeiro a exercer essa relevante função. O gesto é recebido por todos nós, do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina, como uma homenagem. Loreno é um antigo procurador do Estado que exerceu diversas funções com especial brilho e um dos melhores advogados públicos de SC”, disse, ao fazer uso da palavra.

O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, agradeceu a sensibilidade do Governo do Estado e do parlamento, além da própria PGE, para com a iniciativa. “Se inicia hoje uma bela e importante caminhada a fim de enfrentarmos as crescentes demandas internas e externas”.

O presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, encerrou a sessão dizendo que “o convite é um reconhecimento à atividade profissional destacadíssima do procurador Loreno”. 

“A atuação magistral da PGE/SC no decorrer de tantas décadas somada ao trabalho deste tribunal permite cada vez mais estarmos conectados interna e externamente com a sociedade. Com este importante quadro, vamos atuar previamente a atos administrativos, para contribuir com o Estado e continuar viabilizando o acesso à cidadania por toda a população” concluiu.

Durante a solenidade foi apresentado Luiz Henrique de Aragão Oliver como procurador-geral adjunto que integrará a equipe da Procuradoria Jurídica do TCE.

Procuradoria-Geral do Estado
Felipe Reis | comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support