Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Jorginho Mello toma posse...

Jorginho Mello toma posse como governador de Santa Catarina

Jorginho Mello é oficialmente o 46° governador de Santa Catarina a partir deste domingo, 1° de janeiro de 2023. Jorginho e Marilisa Boehm, sua vice-governadora, foram empossados em cerimônia oficial durante sessão solene na Assembleia Legislativa com a presença de deputados estaduais, federais e autoridades dos três Poderes.

“O meu sonho também é o de cada um que me colocou aqui. E a realização dele só vai acontecer quando for possível entregar de verdade para a população os resultados do nosso trabalho. Quando zerarmos a fila da saúde, quando uma mãe tiver um filho trabalhando, empregado depois de um curso técnico para ajudar na renda da família. Quando o microempreendedor tiver condições de prosperar.”

No discurso, Jorginho Mello reforçou os compromissos assumidos durante a campanha, em que foi eleito com a maior votação percentual para um governador no Brasil. Prioridade para a Saúde, em esforço conjunto para zerar filas com mutirões. E foco no poder transformador da Educação com plano para universalizar em Santa Catarina o acesso gratuito ao ensino superior, tornando o sistema Acafe em gratuito.

:: Mais fotos no álbum

Catedral, Alesc e Pedro Ivo

Foram diferentes atos. O primeiro deles, um culto ecumênico realizado na Catedral Metropolitana de Florianópolis com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, da Igreja Católica, do bispo Dom Claudinei Rodrigo Ferreira, da Igreja Anglicana no Brasil e de pastores da Igreja Luterana do Brasil e da Igreja Embaixada de Cristo.

Na sequência, em um ato no gabinete da presidência da Alesc, foi realizada a transmissão de cargo pelo agora ex-governador Carlos Moisés para o novo chefe do Executivo, que cumpre mandato eletivo para o período de 2023 a 2026.

Na sessão solene, cumprindo as obrigações constitucionais, os deputados catarinenses leram os termos de posse do governador e da vice-governadora. A sessão foi conduzida pela presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, e no ato Jorginho Mello e Marilisa Boehm assinaram no centro do Plenário Deputado Osni Régis seus termos de posse, concretizando a transição dos cargos.

“Servir Santa Catarina será uma imensa honra e vou trabalhar incansavelmente, junto com a vice-governadora Marilisa, para cumprir o plano de governo aprovado nas urnas pela imensa maioria dos catarinenses”, reforçou o governador em seu discurso de posse.

O próximo ato do dia será a posse dos secretários já convidados para as pastas, marcado para as 20h no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Presentes

Entre as autoridades presentes, destaque para a senadora Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e suplente de Jorginho, que assume o mandato com a sua eleição para governador, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, o ex-governador Carlos Moisés, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, deputados estaduais, deputados federais, além de outras lideranças do setor público e privado.

Biografias

Jorginho Mello tem 66 anos e é pai de dois filhos. Já foi presidente da Assembleia Legislativa e governador interino de Santa Catarina. Até 2022, antes de ser eleito governador com a maior votação proporcional do país nas eleições, atuava como um dos três senadores que representam SC no Congresso Nacional. Foi a primeira vez que concorreu ao Governo do Estado.

Marilisa Boehm tem 57 anos e é de Joinville. Ela é formada em direito e construiu sua carreira profissional na Polícia Civil de Santa Catarina, onde trabalhou por 30 anos. Ela foi a primeira delegada mulher de Joinville. Nesse período, ajudou a fundar a Delegacia da Mulher da cidade, onde foi a titular entre o período de 1990 a 2014.

Novo secretariado

O próximo ato do dia será a posse dos secretários e outros nomes já convidados para compor o Governo, marcado para as 20h no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Todos eles serão empossados no ato deste domingo, primeiro dia de Mello como governador. São eles:

Administração: Moisés Diersmann
Casa Civil: Estener Soratto
Saúde: Carmen Zanotto
Educação: Aristides Cimadon
Fazenda: Cleverson Siewert
Secretaria-geral de governo: Danieli Pinheiro Porporatti
Infraestrutura e Mobilidade: Ricardo Euclides Grando (interino)
Articulação Nacional: Vânia Franco
Agricultura e Pesca: Valdir Colatto
Prevenção e Defesa Civil: Coronel Armando
Articulação internacional: Juliano Froehner
Ação Social Mulher e Família: Maria Helena Zimmerman (interinamente até a posse de Alice Kuerten)
Comunicação: João Debiasi
Ciência, Tecnologia e Inovação: Marcelo Fett
Procurador-geral do Estado: Márcio Vicari
Secretário-chefe da Casa Militar: tenente-coronel José Eduardo Vieira
Secretário Executivo de Relações Institucionais: Edgard Usuy
Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa: Jeferson Cardozo
Comandante-geral da Polícia Militar: coronel Aurélio José Pelozato
Corpo de Bombeiros Militar: coronel Fabiano de Souza
Perita-geral da Polícia Científica: Andressa Fronza
Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc): Fábio Machado
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE): Jeane Rauh Probst Leite

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support