Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Discurso de posse do...

Discurso de posse do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na Alesc

Minha gratidão neste 1º de janeiro de 2023, ao tomar posse como governador do Estado de Santa Catarina, é tão grande quanto a responsabilidade que agora assumo.

Este momento é o início da realização de um sonho para o qual me preparei ao longo de uma vida. A caminho daqui, vi passar pela minha mente o filme que começa comigo pequeno, lá no Oeste, vendendo sonho e paçoquinha. Cheio de dificuldades, mas cheio de esperança.

Sou mais um brasileiro que construiu a própria história na base do trabalho desde muito cedo. Na política comecei como vereador aos 18 anos, deputado estadual, federal por dois mandatos e eleito por duas vezes o melhor senador do Brasil pelo ranking dos políticos. Nunca perdi uma eleição. E, de vendedor de paçoquinha chego a governador, com uma votação histórica.

Essa experiência me ensinou muito, mas o que aprendi de mais importante é que, quando a gente acredita, tem fé e se esforça, a gente consegue.

Os catarinenses me deram o maior voto de confiança que poderiam porque acreditam em mim. Nosso Estado é pequeno, tem pouco mais de 1% do território, mas é um gigante em vários indicadores.

Servir Santa Catarina será uma imensa honra e vou trabalhar incansavelmente, junto com a vice-governadora Marilisa, para cumprir o plano de governo aprovado nas urnas pela imensa maioria dos catarinenses.

Somos um Estado diferenciado, em que as pessoas levam muito a sério os valores do trabalho, da fé e da família.

O meu sonho também é o de cada um que me colocou aqui. E a realização dele só vai acontecer quando for possível entregar de verdade para a população os resultados do nosso trabalho. Quando zerarmos a fila da saúde, quando uma mãe tiver um filho trabalhando, empregado depois de um curso técnico pra ajudar na renda da família. Quando o microempreendedor tiver condições de prosperar.

Os indicadores são muito importantes. Mas só quando os resultados são compartilhados com a imensa maioria. Enquanto eu falo, tem catarinense com dificuldade, doente, desempregado. Tem catarinense sem esperança. Esses só têm o braço do Estado por eles. Esse braço deve ser forte, acolhedor, inclusivo. Esse braço precisa oferecer cursos profissionalizantes, acesso a uma universidade, um atendimento médico sem meses ou anos na fila, oportunidade de trabalho para quem precisa e quer trabalhar.

Por isso, eu quero começar o governo com muita transparência, muita austeridade, mostrando a real situação das contas – já que a realidade não é tão cor de rosa quanto pintam. Mostrarei isso ainda em janeiro, porque é a partir do diagnóstico que se sabe o remédio.
E por falar em remédio, a saúde será a primeira área a ser atendida por este governo. Temos muito, muito mesmo a fazer.

Como sempre, trabalharei em equipe. Uma equipe montada por profissionais notáveis, especialistas em suas áreas, mas também especialistas em gente. Porque nem todo conhecimento do mundo vale quando não é colocado a serviço do outro. Estamos unidos em torno do mesmo objetivo: dar ao catarinense o melhor de Santa Catarina.

E para isso, tudo o que fizermos precisa ter começo, meio e fim. Vamos usar a sinceridade em vez da enrolação, porque Santa Catarina tem pressa.

Temos os instrumentos necessários para fazer a nossa parte: localização privilegiada, setor produtivo diferenciado e variado. Mas se ficarmos encastelados nos gabinetes não faremos as coisas acontecerem. Por isso quero estar muito na rua, de mãos dadas com o povo, ouvindo as pessoas.

Acredito que um governador precisa liderar pelo trabalho, precisa mover o seu time pelo exemplo, pelo otimismo, e peço a Deus que continue me dando força e sabedoria para colocar em prática esse trabalho.

Quero ser o governador do relacionamento, da política no seu sentido mais nobre. Estarei aberto a ouvir e entender cada realidade. Como qualquer homem, tenho minhas convicções, preferências, valores. Mas como governador tenho o dever de ouvir absolutamente todos e defender os catarinenses em todas as situações. Isso é fazer política.

Quero fazer de Santa Catarina um estado vibrante. Um estado em que as pessoas se orgulhem de viver porque sabem que aqui o governo faz bem o seu papel, que é o de motivar os setores a produzir melhor, facilitando a vida do empreendedor. Um estado em que o governo seja respeitado pela população. Para isso, vamos precisar corrigir rotas, redefinir metas, melhorar o que for bom, mudar o que não for justo e certo.

Que todos os dias dos próximos quatro anos eu lembre de quem me colocou aqui. Prometo dar o meu melhor nessa missão.

Eu sei que é um sonho grande. Mas eu me preparei para realizá-lo e me cerquei dos melhores para andar comigo.

Obrigado a cada um que acredita que é possível. Obrigado, família. Obrigado, meu Deus! Vamo que vamo!

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support