Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA marca presença em...

IMA marca presença em premiação internacional no maior congresso de trilhas do mundo

Foto: Divulgação/MMA

O Estado de Santa Catarina através do Instituto do Meio Ambiente (IMA) marcou presença no International Trails Summit (Cúpula Internacional de Trilhas, em tradução livre), o maior congresso de trilhas do mundo, que está sendo realizado entre os dias 17 e 20 de abril, na cidade de Reno, nos Estado Unidos da América (EUA). Na ocasião, o IMA, uma das instituições que compõem a Rede Brasileira de Trilhas, esteve presente no evento para receber o prêmio Advancing Trails Awards na categoria internacional.



A premiação é o maior reconhecimento recebido até hoje pela Rede, iniciativa desenhada por membros voluntários da sociedade civil sob governança do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e trabalho conjunto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Turismo (MTUR).



Em Santa Catarina, a Rede é coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) envolvendo o ICMBio, municípios, ONGs e diversos coletivos de voluntários. Atualmente, o estado possuí importantes trilhas na Rede entre elas: Caminhos da Baleia Franca; Caminho da Ilha de Santa Catarina Trecho TLC Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE); Caminho das Araucárias; Trilhas de Itapema; Caminho do Louvor; Travessia do Tabuleiro; Trilha Caminho do Rei do Parque Acaraí, as trilhas Vale Europeu e Caminho do Peabiru, e trabalha em outras trilhas que estão em fase de planejamento e início de implementação.



A presidente do IMA, Sheila Meirelles, representa o governador Jorginho Mello no evento, e participa nesses dias, de uma série de painéis simultâneos, apresentações e discussões sobre o desenvolvimento de trilhas e a implementação de novas ferramentas de gestão que possam estimular a união entre a preservação ambiental e o turismo em áreas naturais no Brasil e no mundo.



“Estamos honrados em fazer parte da premiação, é um momento especial de incentivo para que possamos seguir em frente com a missão de desenvolver o turismo sustentável e a preservação do nosso patrimônio natural, além de gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos das trilhas estão inseridos”, comentou Sheila, ao agradecer o apoio do governador Jorginho Mello, dos servidores do IMA, terceirizados, parceiros e guias que ajudam a transportar os trilheiros por todas as a unidades de conservação administradas pelo Instituto.



A RedeTrilhas busca ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se inserem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. A iniciativa também favorece a atenuação dos efeitos de mudanças climáticas, com o aumento das possibilidades de migração de fauna e a promoção de educação ambiental.



Também participam do evento, Pedro Cunha e Menezes representando o MMA; Casar Aspiazu, representando a Rede Pan-Americana de Trilhas; Paula Rascão representando a Rede Brasileira de Trilhas, e Paulo Faria representando o ICMBIO.




Sobre o Prêmio


O prêmio é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, criada em 1971 com o nome de National Trails Council. A American Trails é a maior organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários em uma coalizão destinada a promover o desenvolvimento, implementação, preservação, manejo capacitação e divulgação das trilhas nos Estados Unidos.




Desde 1971, a American Trails organiza bienalmente o International Trails Summit, maior e mais prestigiado congresso de trilhas em todo o planeta. No contexto do Congresso são distribuídos os Prêmios Advancing Trails Awards, em “reconhecimento à contribuição extraordinária de voluntários, profissionais e outras lideranças cujo trabalho contribua para a criação de um sistema eficiente de trilhas ao redor do Globo”.



Das 10 categorias do Prêmio, uma é dedicada a iniciativas fora dos Estados Unidos: a categoria internacional. Precisamente, nessa categoria, a Rede Brasileira foi escolhida para receber o prêmio entregue no International Trails Summit de 2023.

Foto: Divulgação/MMA

Foto: Divulgação/MMA

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support