Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Agricultores de SC já...

Agricultores de SC já podem se cadastrar para vender produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Helena Marquardt/SAS

Os agricultores catarinenses e os povos tradicionais interessados em vender produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) podem fazer seu cadastro, nesta primeira etapa, até o dia 9 de maio no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. A entrega é feita diretamente nos equipamentos da rede socioassistencial dos 130 municípios habilitados.

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, explica que para auxiliar os agricultores no cadastramento a SAS fez uma parceria com a Epagri, que por meio dos seus extensionistas em todo o estado está ajudando no processo. “Se o agricultor tiver qualquer dificuldade, seja com internet seja qualquer outra, pode procurar os escritórios locais da Epagri e receber orientação e auxílio. Queremos que o maior número de agricultores se inscreva porque esse é um programa muito importante”, disse.

O edital do PAA em Santa Catarina, no valor de R$ 10 milhões, prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.

O agricultor Paulo Roberto Souza, de Biguaçu, planta verduras e legumes e já participou do programa e destaca que no PAA a venda é garantida. “Foi muito bom porque a gente já sabe que vai vender, não é como vender para o mercado que às vezes a gente planta, mas eles não compram”, comenta.

A secretária explica ainda que mesmo que sua cidade não tenha se inscrito no Programa, o agricultor pode se cadastrar para fazer a venda e a entrega em qualquer outra cidade habilitada, o que amplia a possibilidade de participação. No último edital foram 293 agricultores cadastrados e para 2024 a meta é ampliar para 800.

No último edital, Santa Catarina também foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support