Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário da Defesa Civil...

Seminário da Defesa Civil define atribuições dos municípios do Alto Vale do Itajaí em casos de desastres naturais

Nesta sexta-feira, 23, Rio do Sul sediou o 2º Seminário Regional da Defesa Civil do Estado, no auditório do Instituto Federal Catarinense, com palestras do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e das Diretorias de Resposta e Prevenção. Semana que vem o trabalho continua com oficinas sobre planos de contingência e com reunião do colegiado de Defesa Civil.

Na abertura do evento o secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, afirmou que o encontro é para melhorar o funcionamento do novo sistema integrado de proteção e defesa civil, pioneiro na gestão de risco e desastres, vinculando planejamento, comunicação e ações entre municípios, regiões e o Estado. Goral garantiu que ainda neste ano o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na Capital, será ligado aos 20 centros regionais para dar respostas mais rápidas aos cidadãos, evitando que crises se tornem desastres.

Na palestra de abertura o secretário Moratelli informou que desde maio a secretaria de Estado da Defesa Civil trabalha para fortalecer os municípios atribuindo responsabilidades em casos de desastres naturais tais como enchentes, tornados, alagamentos, deslizamentos, vendavais, temporais, desmoronamentos, chuvas de granizo, ciclones, ressacas e outros fenômenos naturais frequentes em nosso Estado. Para tanto, em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), é realizado o 2º Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil. “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro em todas as 20 coordenadorias da Defesa Civil até setembro”, disse Moratelli.

O diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado, Anderson Ciotta, disse que os seminários são fundamentais para nivelar e difundir conhecimentos da Defesa Civil, facilitando o trabalho dos municípios na preparação e enfrentamento aos desastres. “Os planos de contingência organizam os órgãos envolvidos na prevenção e resposta, e, na ocorrência de desastres, permitirão aos gestores ações planejadas e pré-estabelecidas, minimizando seus impactos”.

Para finalizar o seminário, houve reunião do colegiado de defesa civil para atualizar ações desenvolvidas pela secretaria de Estado da Defesa Civil no âmbito da coordenadoria regional do Alto Vale do Itajaí. Além de palestras, o encontro se estende até a próxima semana com oficinas para sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O seminário também propõe o aumento da resiliência local para diminuir os efeitos adversos dos desastres.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Agencia de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / (47) 98855-3946

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support