Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital de Xanxerê é...

Hospital de Xanxerê é o primeiro Centro de Referência em Cardiologia da região Oeste

Foto: Patrícia Vanzin /Divulgação

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, está comemorando mais uma conquista: a habilitação como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Com essa decisão, procedimentos que até então eram realizados somente no Instituto de Cardiologia, em Florianópolis, passarão a ser realizados em Xanxerê. É o primeiro hospital do Grande Oeste a receber essa certificação.

A ampliação dos procedimentos cardiológicos em outras unidades do Estado é uma estratégia adotada pela Secretaria de Estado da Saúde para aumentar a oferta de serviços e encurtar a distância entre os domicílios dos pacientes e os locais de tratamento.

“Desde que assumi a pasta da Saúde catarinense verifiquei junto à equipe que precisávamos descentralizar os procedimentos cardiológicos. Com essa habilitação, estamos diminuindo distâncias e possibilitando que os pacientes possam realizar a sua cirurgia, com qualidade, em sua região. O HRSP é uma instituição importante para Santa Catarina e tem atendido às demandas dos serviços que precisamos, principalmente os pacientes do Oeste”, explica a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.

Com a habilitação, procedimentos como o cardioversor com desfibrilador – um marca-passo mais sofisticado e com custo mais alto – serão realizados pelo SUS, atendendo toda a região.

O diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, explica que essa é uma conquista muito importante para os catarinenses, em especial para o povo do Oeste.

“Isso demonstra a importância que o Hospital Regional São Paulo tem no cenário estadual. Até então, os pacientes precisavam se deslocar aqui do Grande Oeste e ir até São José para realizar procedimentos, como o CDI (Implante de Cardioversor com Desfibrilador). Agora eles vão poder realizar aqui no nosso hospital. Assinamos nessa semana o contrato com o Estado e já estamos organizando internamente esse serviço. Só temos a agradecer à Secretaria de Estado da Saúde”, explica Lunkes.

Evolução

Até o momento, o HRSP era habilitado como Unidade Hospitalar em Alta Complexidade Cardiovascular. No mês de maio, a instituição foi autorizada (pela Portaria Nº568, do Ministério da Saúde), nos serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos. “São conquistas que foram sendo somadas. A concretização de Centro de Referência demonstra a importância que nosso hospital possui no cenário estadual de saúde cardiovascular. Todos estão de parabéns!”, afirma Fábio Lunkes.

A diretora geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, comemora a conquista: “Estamos muito felizes, pois há tempo estávamos buscando essa habilitação. Com esses novos serviços, vamos ter mais agilidade na realização dos procedimentos dos pacientes. A secretária Carmen Zanotto, desde o início de seu mandato, demonstrou preocupação com os pacientes que precisavam ficar muito tempo internados até conseguir uma vaga no Instituto de Cardiologia de Florianópolis. Queremos expressar nossa profunda gratidão à Secretária e parabenizar toda a equipe do serviço de Cardiologia do HRSP por mais essa conquista. Isso é resultado de um trabalho sério e com alta resolutividade”, declara a Ir. Neusa.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support