Governo do Estado vai viabilizar a construção de Centro de Inovação em Joaçaba
O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realiza um conjunto de ações para instalar os 10 Centros de Inovação (CI) em Santa Catarina. A região de Joaçaba é uma das contempladas pelo projeto, que integra a Rede Catarinense de Inovação e será viabilizado por meio do Pacto por Santa Catarina.
O Estado vai garantir o recurso para a construção dos prédios dos CIs, que vão abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia. Serão investidos R$ 40 milhões nos Centros de Inovação de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Lages é o décimo município, mas nesta cidade o CI já está em construção. Outra instituição do Governo, a Fapesc, vai investir em pesquisas e pode ser parceira para o início de novas empresas incubadas.
A contrapartida dos municípios é a disponibilização dos terrenos. Em Joaçaba, esse passo já foi dado. Na última semana, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) formalizou a doação de uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados à Prefeitura Municipal para a construção, que é prevista para iniciar ainda em 2013.
O secretário regional Ricardo Grando destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Estado. “O projeto de instalação/construção do Centro de Inovação em Joaçaba integra a pauta da próxima assembleia do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), que será realizada na segunda-feira, 22, a partir das 14 horas, no município de Ouro”, informa. Na oportunidade, o projeto deve ser analisado e aprovado pelos conselheiros.
Saiba mais
Em Joaçaba, o Centro de Inovação sediará e integrará as ações do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que envolve os 14 municípios da área de abrangência da SDR Joaçaba e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). O Inovale foi construído a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na Unoesc com a parceria do Governo do Estado, por meio da SDR, e com o apoio de diversas entidades que têm atuação na região. As áreas de atuação serão: alimentos (bacia leiteira), engenharia biomédica, florestas renováveis, metalmecânico e energias renováveis.
{article Mayelle Hall – SDR Joaçaba}{text}{/article}