Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Governo do Estado vai...

Governo do Estado vai às escolas para divulgar Prêmio Honestidade

Fotos: Ricardo Trida / Secom

O Governo do Estado encerrou nesta terça-feira, 5, na Escola Professor Alexandre Sergio Godinho, em Biguaçu, uma série de visitas às escolas estaduais para divulgar as inscrições do Prêmio Honestidade nas Escolas, abertas até 15 de setembro. A ação teve como atração a mascote Catarina, que representa uma estudante de escola estadual.  

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria da Educação, o Prêmio é um concurso anual de desenhos para alunos do 1º ao 5º ano das escolas estaduais e tem o objetivo de promover a cultura da ética, da cidadania e do respeito. Serão premiados 15 alunos – 3 de cada ano escolar. 

Neste ano, os vencedores receberão um tablet e uma miniatura da mascote Catarina, além do tradicional troféu. A meta do Governo do Estado é dobrar o número de inscritos em relação à última edição e chegar a 60 mil participantes. “Estamos resgatando valores de ser honesto, de ser ético. Estamos trabalhando com a base que será o elo com os pais e a comunidade onde as crianças vivem”, afirma o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol. 

O tema neste ano é “Como posso promover a cultura do respeito em minha cidade?” Na Escola Professor Alexandre Godinho, a coordenação pedagógica já trabalhou o assunto com os alunos. “O respeito é a base para a interação com a sociedade. As crianças estão muito empolgadas com o Prêmio, mas ensinamos que ganhar ou perder não importa tanto, participar e desenvolver os valores é o mais importante”, afirma a coordenadora Lilian Schmitt Petry. 

Gabriel Ramos, de 11 anos, é aluno do 4º ano e falou o que aprendeu com as atividades elaboradas pela escola. “Ter esse aprendizado foi muito importante, a gente leva para casa e conversa sobre respeitar as opiniões, a escola, o meio ambiente, os animais, os mais velhos”, explicou. 

5ª edição – De forma inédita, os professores receberam capacitação para tratar o tema em sala de aula, uma parceria da CGE com a Udesc Esag por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) e do time Enactus Udesc. Eles também elaboraram uma cartilha com conteúdo lúdico para os professores trabalharem em sala de aula. O objetivo é qualificar os desenhos e, principalmente, alcançar o objetivo de difundir a ética no ambiente escolar. 

Mais informações

Controladoria-Geral do Estado
Assessoria de Comunicação
Cléia Schmitz
(48) 99128-1980
www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support