Governo do Estado subsidia terraplenagem para construção da Sinotruk em Lages
O governador Raimundo Colombo, juntamente com o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, lançou na tarde desta sexta-feira, 23, em Lages, o edital para a execução dos serviços de terraplenagem no terreno, onde será instalada a fábrica chinesa de caminhões Sinotruk. Para execução dos serviços serão investidos cerca de R$ 6 milhões do governo estadual, que serão repassados à Prefeitura de Lages. Acompanharam o ato o presidente da SCPar, Paulo César da Costa; e o diretor geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson.
Foto: James Tavares / Secom
>>> Imagens para download na galeria
“Uma fábrica de caminhões com essas dimensões vai contribuir muito para o desenvolvimento de toda a região. É um novo setor econômico que se agrega e desenvolve um potencial extraordinário, e é isso que queremos para a região”, destacou o governador.
Com o edital, as empresas poderão apresentar suas propostas para em 30 dias, iniciar as obras no terreno. A fábrica chinesa de caminhões será implantada dentro do Parque Industrial da Serra Catarinense (Pisc), na localidade de Índios, que possui aproximadamente 1,7 milhão de metros quadrados.
“Os serviços de terraplenagem serão executados nos 200 mil metros quadrados onde será construída a Sinotruk”, explicou Paulo César da Costa.
Imagem / Divulgação
Segundo ele, esse é mais um passo e para a reta final. “Uma montadora de veículos, nesse caso de caminhões, está inserida em um grande complexo automotivo que gera, além da renda e empregos de boa qualidade, a tecnologia e a cadeia produtiva de fornecimento em termos de serviços e autopeças. Importante para gerar riqueza e acelerar muito a participação de tributos na nossa região”.
A empresa pretende iniciar com uma produção experimental no primeiro semestre de 2016 e no segundo semestre com a produção comercial. A produção anual da planta vai começar com 400 caminhões montados por turno, com capacidade para chegar em cinco mil veículos por ano.
Para o prefeito de Lages, Elizeu Matos, é o início concreto de um processo, que coloca Lages na indústria automobilística, com a instalação da Sinotruk. “Os investimentos são altos e hoje lançamos, com alegria, esse edital. Para a cidade é um grande fator de desenvolvimento que somente nesse primeiro momento vamos gerar trabalho para movimentar cerca de 333 mil metros cúbicos de terra”, comentou.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Pisc
Situado no distrito de Índios, será um complexo destinado à produção industrial, realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologia, sendo que a produção de veículos motorizados é, em um primeiro momento, o vetor norteador do parque. Dentro do parque, haverá outras dezenas de empresas, que juntas formarão um parque industrial e tecnológico do Estado.
Foto: James Tavares / Secom
Sinotruk
A fábrica em Lages será a primeira unidade da Sinotruk fora da China. A China National Heavy Duty Truck Group Corporation (CNHTC), dona da marca Sinotruk, foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias com grandes empresas do setor automotivo.
A Elecsonic, constituída em 2009 por sócios brasileiros, todos do setor automotivo, conhecida como Sinotruk Brasil, é a importadora dos caminhões chineses. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). Para construção da fábrica brasileira, criou-se uma join venture (associação de empresas para explorar o negócio sem perder personalidade jurídica), com a participação das empresas CNHTC e Elecsonic, além do próprio Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias.
A join venture foi habilitada no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), do governo federal. Com a medida, a empresa terá direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos produzidos no Brasil. Em contrapartida, a montadora deverá usar um percentual mínimo de peças nacionais.
O prazo máximo para a empresa concluir as obras e iniciar a produção, sem perder o direito aos benefícios, é de dois anos. Além do Inovar-Auto, a Sinotruk recebeu incentivos do Governo do Estado e a doação do terreno por meio de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Lages.
Informações adicionais para a imprensa
Rafael Vieira de Araujo
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br