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Governo do Estado lança ferramentas online para acesso a informações pedagógicas dos estudantes da rede pública estadual

O ano letivo começa com novidade para professores e estudantes da rede pública estadual catarinense: o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, está lançando duas plataformas virtuais para acesso a informações pedagógicas dos estudantes. Na plataforma Professor online (professoronline.sed.sc.gov.br), o docente abastecerá o sistema virtual constantemente com dados como frequência e notas dos alunos. E o estudante e seus pais ou responsáveis poderão acompanhar o desempenho pela plataforma Estudante online (estudanteonline.sed.sc.gov.br).

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

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A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, 5, pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em coletiva à imprensa sobre a volta às aulas da rede estadual. Na próxima segunda-feira, 9, cerca de 550 mil alunos começam o ano letivo em 1.100 escolas públicas estaduais catarinenses.

As duas novas plataformas online apresentarão informações como dados da escola, dados das turmas com foto, boletim, faltas e agenda de atividades. A plataforma Professor online poderá ser acessada exclusivamente pelos servidores. Já a plataforma Estudante online poderá ser acessada pelo estudante e seu responsável por meio do número de matrícula e dados pessoais do aluno, em qualquer computador ou tablet com acesso à internet. Além de acompanhar as informações pedagógicas, o estudante poderá imprimir documentos como histórico escolar, declaração da matrícula e atestado de frequência, a serem validados a partir do carimbo e assinatura do responsável na secretaria da escola.

“Nossa meta é atingir todos os estudantes e todos os pais, o que deve fazer do portal o mais acessado de todo o Governo do Estado. Pela ferramenta, os pais poderão fazer um completo acompanhamento da vida escolar do filho e a partir desse acompanhamento vamos poder também melhorar a qualidade da educação na escola”, explicou Deschamps. O secretário lembrou que cada professor abastecerá as informações referentes à sua disciplina, mas também poderá acessar o desempenho do aluno nas demais matérias cursadas. “A ferramenta vai funcionar como um constante conselho de classe online”, acrescentou.

O secretário também destacou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura. Atualmente, são 110 escolas catarinenses passando por algum tipo de obra. Além disso, por meio do cartão escolar, o Governo do Estado repassará R$ 7 milhões para todas as 1.100 unidades de ensino da rede estadual – R$ 3,5 milhões entre março e junho e outros R$ 3,5 milhões entre junho e outubro. O valor poderá ser usado pela gestão da escola para despesas de caráter emergencial, como pequenos reparos e compra de materiais de consumo pré-definido, como produtos de limpeza.

Deschamps lembrou, ainda, que 2015 marca a implantação do sistema de eleição para diretores em todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina. No ano passado, foram realizadas eleições em 40 unidades e agora, até o final de 2015, será completado o processo de eleição em todas as 1.100 escolas da rede pública estadual para gestão 2016-2020.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br

Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa Secretaria de Educação
Telefone: (48) 3664-0161/8843-5084
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Site: www.sed.sc.gov.br

 

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