Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Governo do Estado identifica...

Governo do Estado identifica demandas do setor produtivo de Navegantes

Homens caminham em pátio de obras de estaleiro

Em visita institucional a empresas e associação de classe de Navegantes, representantes do Governo de Santa Catarina conheceram potencialidades e identificaram demandas do setor produtivo. Os secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, e da Indústria, do Comércio e Serviços (Sicos), Sílvio Dreveck, ouviram necessidades como apoio a obras na bacia de evolução do Rio Itajaí, conclusão da duplicação da BR-470, formação de mão de obra e discussão sobre tributação.

A agenda organizada pelo prefeito de Navegantes, Liba Fronza, começou pelo Porto de Navegantes (Portonave) que tem a melhor produtividade do Brasil. A operação movimenta 16,73% dos contêineres que passam pelos portos brasileiros e em 2023 deve chegar a 1,3 milhão de unidades (TEUs). Tem 1.130 colaboradores diretos e outros 350 indiretos.

“Cumprindo o que sempre nos pede o governador Jorginho Mello, viemos ver de perto as demandas e agora precisamos levar a ele a necessidade de intensificarmos as conversas com o Governo Federal. Brasília precisa entender sobre suas responsabilidades em relação a BR-470 e a bacia de evolução do porto, especialmente sobre os impactos negativos que isto causa ao estado e ao país”, afirmou o secretário da Spaf, Beto Martins.

“O Porto é um dos motores da economia do Estado, ele atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e outros países da América Latina. Por meio dele, somos conectados com vários continentes. Vamos sim, realizar parcerias e apoiar”, enfatiza o secretário da Sicos, Sílvio Dreveck.

homens observam cais do porto
Secretários visitaram o Porto de Navegantes

A comitiva, que além dos secretários e prefeito, teve ainda a participação do secretário adjunto, Robison Coelho, do vice-presidente da Facisc, Rinaldo Luiz de Araújo, e vereadores locais. Juntos visitaram o Aeroporto de Navegantes, que já iniciou as obras de recuperação na pista e em breve começará a construção do novo terminal de passageiros. A CCR Aeroportos, empresa concessionária, confirmou que a direção virá à cidade em 14 de junho para apresentar aos órgãos de licenciamento o projeto final do novo terminal de passageiros.

homens observam janela de aeroporto
Trabalhos na pista do Aeroporto de Navegantes já iniciaram

O grupo também conheceu as instalações dos estaleiros NavShip e Keppel Offshore & Marine. Os dois empreendimentos integram grupos internacionais e atendem demandas do mercado mundial. Cada uma dos estaleiros oferta mais de mil vagas de emprego, com demanda de crescimento e de profissionais qualificados.

homens conversando
Estaleiro Keppel Offshore & Marine tem projeção de ampliar vagas de trabalho nos próximos meses

A agenda foi concluída com a participação dos secretários na reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin).

“Foi uma oportunidade de aproximação com o setor produtivo, de uma cidade que é a 14ª economia do estado, e que está crescendo. Pudemos relatar as ações do governo de Jorginho Mello, das secretarias, de falar sobre o porto e o aeroporto e de nos colocar à disposição para dar o apoio nas demandas locais”, conclui Beto Martins.

homens e mulher sentados em bancada
Secretários dialogaram com associados da Associação Empresarial de Navegantes

Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias
Rafael Matos
(48) 9 9629-0666

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support