Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Governo de SC terá...

Governo de SC terá Código de Ética dos Agentes Públicos 

O Governo do Estado vai publicar em abril o Código de Ética dos Agentes Públicos do Poder Executivo de Santa Catarina. A edição de um documento com diretrizes para orientar as condutas de quem trabalha no Executivo estadual faz parte do ciclo 2023 do Programa de Integridade e Compliance, lançado nesta terça-feira, 4, no teatro Pedro Ivo, em evento realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

O código valerá para todos os órgãos e as entidades da Administração Pública Direta e Indireta, exceto aquelas sujeitas a regramento próprio. “A edição do código de ética vai ao encontro de uma gestão íntegra e proba que o governador Jorginho Mello pretende implementar em toda a Administração Pública estadual”, explica Cícero Barbosa, Controlador-Geral do Estado.

Ao representar o governador Jorginho Mello no evento, Barbosa destacou a relevância da promoção da integridade por ser uma medida mais econômica aos cofres públicos do que procedimentos de investigação, responsabilização e punição. “Custa mais caro apurar e punir atos ilícitos, do que preveni-los. Transformar a cultura requer tempo, mas o benefício é sólido e duradouro”, reforçou o Controlador.

Para elaborar o Código de Ética, a CGE fez uma pesquisa pública online para saber do cidadão quais condutas, princípios e valores éticos e morais eles consideram mais relevantes na atuação de um agente público. O formulário foi respondido por 1058 pessoas. Honestidade foi o princípio mais citado (87% dos participantes), seguida de respeito (58%), responsabilidade (57,9%) e transparência (55%). 

Ciclo 2023 – O ciclo 2023 do PIC, sigla pela qual é conhecido o Programa de Integridade e Compliance, também prevê a elaboração de códigos de conduta por todos os órgãos e entidades do Executivo estadual. “Diferente do Código de Ética, os códigos de conduta trazem diretrizes específicas à natureza das atividades da instituição, por isso, serão elaborados pelas áreas”, explica Marisa Zikan da Silva, diretora de Integridade e Compliance da CGE. A meta é que eles sejam lançados em agosto.

A última etapa do ciclo 2023 prevê a elaboração de um sistema de monitoramento da implantação dos Planos de Integridade e Compliance. Concluídos no ciclo passado, os planos trazem ações de mitigação aos riscos de integridade mapeados pela CGE. São vulnerabilidades institucionais que podem favorecer ou facilitar a prática de atos de corrupção e outras condutas como fraudes, subornos, infrações, abuso de poder e assédio sexual ou moral.

Informações:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br
Telefone: (48) 99128-1980

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support