Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo de SC realiza...

Governo de SC realiza 1ª Semana Estadual da Juventude entre os dias 4 e 7 de novembro

O Governo do Estado realiza entre os dias 4 e 7 de novembro, em Florianópolis, a 1ª Semana Estadual da Juventude. Organizada pela Coordenadoria Estadual da Juventude, a semana tem como principal objetivo ampliar e fortalecer o canal de comunicação com os jovens que trabalham com políticas públicas de juventude em Santa Catarina. A programação começa na segunda-feira (4) com o lançamento oficial do hotsite para jovens, criado pelo Governo do Estado, e encerra na quinta (7) com debate sobre o Estatuto Nacional de Juventude. 

Para o coordenador estadual de Juventude, Alan Schoeninger, o ponto forte da semana será o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude. “Essa é a primeira vez que o Estado reúne órgãos municipais para discutir as políticas públicas para os jovens. Apesar de poucas prefeituras terem órgãos genuinamente voltados à juventude, são cerca de 15 cidades no Estado, todos os municípios foram convidados e é realmente importante que o maior número possível de prefeituras esteja presente nas discussões”, avalia o coordenador. 

Durante o Encontro Estadual de Gestores, que será realizado na quarta-feira (6), a Coordenadoria Estadual de Juventude fará a apresentação das principais ações realizadas pelo Estado no setor. Além disso, os participantes receberão uma cartilha com os projetos voltados aos jovens e orientações sobre a criação de conselhos municipais de juventude. “Desde julho, quando o Executivo encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Juventude, o assunto ganhou força. A intenção, após a aprovação do projeto, é criar uma grande rede estadual de juventude”, explica Schoeninger.

Empreendedorismo e Estatuto Nacional de Juventude 

A programação da 1ª Semana Estadual da Juventude prevê também um bate-papo com jovens empreendedores catarinenses para a discussão dos atuais projetos implantados pelo Governo do Estado na área do desenvolvimento econômico e prospecção de novas ações voltadas ao empreendedorismo. Haverá ainda um encontro com líderes estudantis em que foram convidados todos os presidentes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) do Estado e a União Catarinense dos Estudantes. 

O debate sobre o recém-aprovado Estatuto Nacional da Juventude fecha a programação da semana com a presença da secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo. Conforme o coordenador Alan Schoeninger, também será analisado o futuro Sistema Nacional de Juventude, que atualmente está sendo discutido em âmbito federal. “O Estatuto Nacional foi um primeiro e importante passo para conquistas maiores”, observa.

Programação da 1ª Semana Estadual da Juventude

4 a 7 de novembro – Florianópolis

04/11 – Segunda-feira

14h – Lançamento oficial do hotsite para jovens do Governo de Santa Catarina 

Local: Centro Administrativo do Governo do Estado

05/11 – Terça-feira

19h – Bate-papo com jovens empreendedores.

Local: Auditório da Secretaria da Administração – Centro Administrativo do Governo do Estado

06/11 – Quarta-feira

13h30 – 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude

19h – Bate-papo com estudantes

Local: Auditório da Secretaria da Administração – Centro Administrativo do Governo do Estado

07/11 – Quinta-feira

19h30 – Debate sobre o Estatuto Nacional da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Mais informações: 
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support