Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina e Univali promovem missão empresarial ao Chile

Foto: Richard Casas/Gabinete vice-governadora

Uma comitiva formada pelo Governo do Estado, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e 25 empreendedores estará em Santiago, no Chile, para uma missão que dará início ao programa SC-Export, na próxima semana. O programa tem como meta promover e impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

“O governador Jorginho Mello e eu temos a convicção de que as micro e pequenas empresas catarinenses têm muito potencial para fazer negócios com outras nações. E a parceria com a Univali veio em boa hora para nos ajudar a melhorar esse cenário”, afirmou a vice-governadora Marilisa Boehm, que vai liderar missão. Segundo ela, com a expertise da Universidade na área de comércio exterior, a instituição selecionou um grupo de empreendedores representando 13 municípios de Santa Catarina. “Vamos acompanhá-los para prospectar oportunidades de aumentar nossas exportações para o Chile, um país que vem elevando nos últimos anos a busca por produtos brasileiros”, destacou.

Conforme o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, este projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses. “Essa é uma grande bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm para que o pequeno e micro empresário catarinense, aquele que tem um bom produto e com qualidade internacional, consiga fazer a sua primeira exportação; consiga receber o apoio e também ir ao exterior para mostrar o que tem e fazer a sua primeira venda. É assim que teremos uma Santa Catarina mais internacional, mais exportadora e mais conectada com o mundo.”

Na Univali e em outras instituições do sistema Acafe, existem aproximadamente mil empresas sendo atendidas em Santa Catarina, que estão se preparando para exportar. “Na Univali temos um curso de Comércio Exterior 5 estrelas, nota máxima no MEC, que tem condições de contribuir para aumentar a exportação de pequenas empresas catarinenses. Mas sozinha, a Univali não faz, a Univali não sonha. Por isso, precisávamos de uma ação concreta como esta: os empresários fazem a lição de casa, plano de exportação, escolhem o produto, escolhem o mercado, mas ainda não prospectaram compradores internacionais. Agora, isso irá mudar”, disse a professora Giselda Cherem, responsável por projetos de extensão da Escola de Negócios da Univali.

Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS), Fabiano Ceretta, esse projeto de exportação é muito importante para o Governo, dado ao desafio que se tem para inserir as micro e pequenas empresas na pauta de exportação de Santa Catarina. “Hoje, no montante do valor exportado, somente 4% são representados pelas micro e pequenas empresas. Então há um desafio enorme em nós apoiarmos e ampliarmos essas parcerias que vêm para somar o desenvolvimento do Estado.”

A missão empresarial será composta por seminários técnicos, rodadas de negócios, reuniões com possíveis compradores chilenos, além de oportunizar que as empresas participantes explorem as práticas de mercado no Chile. O SC-Export é uma parceria da Univali com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem o patrocínio da Portonave (Porto de Navegantes) e apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Furb (Universidade de Blumenau).

Parceiros

A analista de Marketing da Portonave, Andréa Borges, parabenizou o Governo do Estado e Univali pela iniciativa. “Fazendo um link com as palavras aqui já ditas, o slogan da Portonave é ‘Movimentamos mais do que contêineres’, representa este momento. A gente acredita neste projeto, a gente confia nos parceiros, no governo, na Univali e queremos ver os empreendedores chegando cada vez mais longe, e exportando por todos os nossos portos.”

Para o empresário Gabriel Mozart, diretor da Mozart Crystal, essa parceria é uma ótima oportunidade para empresários começarem a fazer exportações, para conseguir novos mercados e expandir o seu faturamento. “E também, dessa forma, propiciar novos empregos, nova geração de renda; e ficar mais forte e crescer, ajudando assim a economia de todo o Estado.”

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support