Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Chuvas em SC: mais...

Chuvas em SC: mais dois municípios decretam emergência por conta das ocorrências no fim de semana

Passou para três o número de municípios que decretaram emergência em decorrência das chuvas do fim de semana em Santa Catarina.

Além de Rio do Sul, Rio do Oeste e Botuverá decretaram Situação de Emergência (SE), conforme o mais recente Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).

Permanece em 24 a quantidade de municípios que registraram ocorrências relacionadas às chuvas.

Entre os dias 11 e 13 de maio, sete municípios já haviam decretado situação de emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.

Atualmente, Rio do Oeste está em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas Municipal (GRAC) para avaliar a necessidade de decretar situação de emergência.

Por conta das fortes chuvas, Santa Catarina registra ainda 82 desalojados e 622 desabrigados, o maior número está no município de Rio do Sul, que contabilizou 431 pessoas desabrigadas.

Outros municípios foram bastante afetados, o número de desabrigados nestas regiões são: 73 em Rio do Oeste, 41 em Lontras, 40 em Presidente Getúlio, 27 em Agronômica e 10 em Blumenau.

Até o momento, foram enviados Itens de Assistência Humanitária (IAH) para os municípios de Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando um valor aproximado de R$184 mil reais.

Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Rio do Sul: alagamentos pontuais, 6 abrigos foram abertos com 431 pessoas. Informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador.

Houve uma queda de muro no bairro Barragem colocando uma residência em risco, algumas ruas do bairro Canoas com alagamento e o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido.

Rio do Oeste: considerando os elevados volumes de chuvas, houve registro de alagamento no centro da cidade com o acesso principal interrompido.

O rio está com 8,55m e a descida das águas é lenta. Há um abrigo com 73 pessoas.

Presidente Getúlio: registro de um abrigo aberto e 39 desalojados e de alagamento no centro.

São João do Sul : pessoas desalojadas: 142 pessoas, comunidades isoladas: 2 (Barrinha, Sanga Danta), pessoas isoladas: 50 vias interditadas: 3.

O gerente de operações da Defesa Civil, cel Aldrin da Silva de Souza, fala sobre a atual situação das cidades:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support